Tráfico: Ex-jogador do Fluminense cria animal silvestre e é pego pela Polícia Federal
Uma notícia que surgiu nos últimos dias e pegou a todos de surpresa é o tráfico de animais que ocorria em Salvador, na casa de um ex-jogador do Fluminense.
Segundo informações, a casa onde o ex-jogador do Fluminense morou foi alvo de investigações por parte da Polícia Federal, com o apoio do Ibama. De acordo com a PF, um animal silvestre Macaco-prego estava sendo criado na casa, acobertado com documentação falsa.
O jogador será investigado mesmo estando fora do Brasil
O macaco-prego, chamado por Kayky de Cesar Pipico, foi apreendido e encaminhado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama para reabilitação e possível devolução à natureza, pois a criação desse tipo de animal é considerada proibida sem a documentação necessária.
Em nota oficial da PF, a entidade diz que “o tráfico de animais silvestres causa enorme prejuízo à fauna brasileira, criando graves desequilíbrios ambientais, inclusive em ecossistemas protegidos, e podendo expor determinadas espécies ao risco de extinção. Desta forma, a criação de animais silvestres somente é permitida quando adquiridos de criadores comerciais registrados no Ibama, que possuam Cadastro Técnico Federal (CFT) e autorização no Sistema Nacional de Gestão de Fauna (SisFauna)”.
Na nota, a PF deixa claro que a criação de animais silvestres sem documentação e registro pelo Ibama é considerada crime e pode ser prejudicial para a fauna brasileira.
Com isso, o macaco-prego foi retirado de Kayky e levado pelo Ibama para uma espécie de reabilitação e provavelmente será devolvido à natureza no futuro.
Vale lembrar que Kayky tinha um perfil para o macaco-prego, que foi desativado, mas por lá ele postava fotos e vídeos do animal.
De acordo com a PF, os investigados pela comercialização do animal irão responder pelos crimes de tráfico de animais e falsificação de documento público, enquanto Kayky provavelmente estará ileso, já que apenas tinha a posse do animal.
Kayky, que estava emprestado pelo Manchester City ao Bahia, é cria do Fluminense e atuou no clube tricolor carioca em 2021, ano em que foi vendido para o Manchester City.
Após isso, o ponta teve empréstimos para o Paços de Ferreira, de Portugal, e ao Bahia, onde fez 28 jogos e quatro gols, mas devido a uma lesão voltou ao City mais cedo do que o prazo do empréstimo, deixando o Tricolor Baiano em 23 de agosto, e agora ocorreu esse episódio envolvendo seu macaco-prego.