Oficial: Após tragédia, Inter pediu a anulação do jogo
O Internacional nos últimos anos tem tentado voltar ao protagonismo do futebol brasileiro, já que há anos a equipe gaúcha não conquista títulos, inclusive perdendo o estadual.
Diante desse cenário e de uma tragédia que abalou o mundo inteiro, o Inter chegou a solicitar a anulação de um jogo em que enfrentaria o Fluminense, o que modificaria a tabela do campeonato e também evitaria o Flu de jogar.
O jogo em questão que valia a permanência do Inter na série A aconteceu, mas antes disso, várias vozes e líderes do elenco pediram de forma unânime a anulação da rodada.
Internacional não queria jogar em respeito às vítimas
O Internacional disputaria sua permanência na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2016 contra o Fluminense, onde precisava vencer o Tricolor e torcer por tropeços de seus concorrentes (Vitória e Sport).
No entanto, antes da última rodada, ocorreu o trágico acidente aéreo com a Chapecoense, que vitimou 71 pessoas e deixou uma lacuna no coração dos amantes do futebol.
Devido a esse acidente, a 38ª rodada do campeonato foi adiada, e o Inter realizou uma coletiva com todos os seus atletas e o presidente pedindo a anulação da rodada em respeito às vítimas da tragédia.
Na época, o meia Alex e o lateral Ceará lideraram as manifestações, além do presidente Vitorio Piffero, que evitou falar sobre a possibilidade de rebaixamento caso o campeonato terminasse com a configuração atual da tabela.
Segundo palavras do presidente do Inter na época: “Temos um sentimento de que não pode haver mais futebol em 2016. A perda é muito grande, mas estamos sujeitos às decisões da entidade. Não estou abrindo mão da Série A, apenas expressando um sentimento. O campeonato estaria incompleto”.
Vale lembrar que a rodada acabou ocorrendo, e todos os jogos foram disputados na tarde de 11/12/2016, com apenas o jogo entre Chapecoense e Atlético MG sendo suspenso.
Na ocasião, o Internacional acabou sendo rebaixado com 43 pontos, após empatar em 1×1 com o Fluminense. O Tricolor Carioca ficou na 13ª posição com 50 pontos, sem risco de rebaixamento, mas sem conseguir uma vaga na Libertadores da época.