De virada! Fluminense não teve pena e acabou com o Botafogo
Fluminense tem retrospecto superior diante do Botafogo
Neste domingo (8), Fluminense e Botafogo se encontraram em jogo válido pela 26ª rodada do Brasileirão. Apesar da vitória alvinegra por 2 a 0, o Tricolor das Laranjeiras não se deixou abalar devido ao retrospecto triunfal na história do Clássico Vovô. Sobretudo, há mais de um década o plantel de Xerém atropelou o Glorioso e faturou mais um troféu para sua estante.
No dia 6 de maio de 2012, Fluminense e Botafogo protagonizaram o primeiro confronto da final do Campeonato Carioca. Jogando como mandante, no Nilton Santos, o tricolor não se intimidou e mostrou superioridade do início ao fim. Marcos Júnior, Fred e Rafael Sobis (duas vezes) marcaram para o Flu, enquanto Renato diminuiu o marcador para 4 a 1.
Com o primeiro jogo finalizado com uma goleada, o Fluminense pisou no freio durante o confronto da volta. A partida também foi executada no Niltão, mas dessa vez com o mando de campo pertencendo ao Botafogo. Disperso em campo, o alvinegro mais uma vez foi derratado e perdeu o título para o Tricolor das Laranjeiras por 1 a 0, com gol de Rafael Moura.
Retrospecto de Botafogo e Fluminense
Na história do Clássico Vovô, Fluminense e Botafogo se enfrentaram 337 vezes. Nesse período o time comandado atualmente por Fernando Diniz levou a melhor e saiu de campo com os três pontos em 36% dos confrontos. Dessa forma, foram 123 vitórias em favor do tricolor, 103 empates e 111 triunfos do Glorioso.
Em contrapartida, quando as equipes se enfrentam é sinônimo de que gols não serão um problema. Em resumo, foram anotados 487 gols em favor do Fluminense, enquanto o Botafogo estufou as redes adversárias em 447 oportunidades. Assim, o Clássico Vovô tem média de 2,77 gols por duelo.