Fluminense eliminou o Boca Juniors em pleno Maracanã
Ao longo de suas histórias, Fluminense e Boca Juniores chegaram a se enfrentar por sete vezes. No entanto, o Maracanã foi palco apenas de um encontro entre os clubes até então, em 2008. Na altura, o Tricolor das Laranjeiras levou a melhor em partida válida pela semifinal da Copa CONMEBOL Libertadores.
A primeira partida entre Fluminense e Boca Juniors foi no estádio Juan Domingo Perón, conhecido também como El Cilindro, casa do Racing. Na ocasião, as equipes empataram por 2 a 2, com o Fluzão levando a vantagem para o jogo do Maracanã. Naquela edição, o gol fora ainda tinha peso. Desta forma, um 0 a 0 ou 1 a 1 já davam a classificação para o time das Laranjeiras.
Fluminense e Boca Juniors jogaram duas partidas eletrizantes
Contudo, o Boca Juniors saiu na frente em pleno Maracanã, com gol de Palermo. Felizmente, Washington, o Coração Valente, marcou o gol de empate em uma bela cobrança de falta. E para fechar a virada por 3 a 1, Conca e Dodô colocaram o time na grande final contra a LDU, que venceu nos pênaltis.
O Fluminense tinha no comando o treinador Renato Gaúcho. O elenco escalado para a segunda partida da semifinal era formado por Fernando Henrique; Gabriel, Thiago Silva, Luiz Alberto e Junior Cesar; Ygor (Dodô), Arouca, Conca e Thiago Neves (Maurício); Cícero e Washington (Roger Machado).
No dia 4 de novembro, Fluminense e Boca Juniors se reencontrarão novamente no Maracanã, às 17h (horário de Brasília). Porém, a partida agora é a grande final da Libertadores, disputada em um único jogo. Ambas as equipes vão em busca da glória eterna, em um jogo que promete fortes emoções.