Tática de Diniz dá certo e Fluminense tem números avassaladores
Sendo considerado um dos técnicos mais promissores de sua geração e um dos melhores quando o assunto é estratégia de jogo, Fernando Diniz tem mudado a percepção dos torcedores sobre sua capacidade desde sua chegada ao Fluminense, ganhando muita confiança em seu trabalho.
Durante toda a sua carreira, Diniz sempre foi muito questionado devido à sua inconsistência, começando bem e depois sofrendo uma queda brusca de rendimento com seus times, como foi o caso de sua primeira passagem pelo Flu e no São Paulo.
No entanto, desde seu retorno ao Fluminense em 2022, o comandante tem impressionado a todos, especialmente os torcedores do Flu, que não depositavam tanta confiança nele. Em apenas dois anos, ele conquistou o título do Campeonato Carioca de 2023 e pode vencer a Libertadores no final do ano.
Fernando Diniz é um dos líderes em grande estatística
Muito conhecido por seu estilo sem chutão e pelo ótimo trabalho com passes curtos e aproximação de jogadores, o Fluminense possui um dos estilos de futebol mais únicos no cenário brasileiro, sendo amplamente influenciado por Fernando Diniz.
Nesse contexto o Fluminense é a segunda equipe que menos cede passes em seu próprio campo para realizar ações defensivas, ficando atrás apenas do RB Bragantino, que também tem uma ótima campanha no Brasileirão, sendo o atual vice-líder do campeonato com Pedro Caixinha.
A equipe tem um índice de 8.61 em PPDA (Passes Permitidos no Próprio Campo), sendo uma das características mais visíveis do estilo de Fernando Diniz desde o início de sua carreira como treinador. Seu trabalho inclusive o levou a uma função na Seleção Brasileira, onde atua como técnico interino até 2024, trabalhando tanto no Flu quanto na Seleção.
Agora, o treinador busca recuperar o caminho das vitórias com o Fluminense. Após o jogo da seleção contra o Uruguai, Diniz e André retornarão ao Flu para os compromissos no Campeonato Brasileiro, com o primeiro deles sendo contra o Corinthians nesta quinta-feira (19) no Maracanã.