Conmebol toma decisão de processar o Flamengo na justiça
Na tarde desta quinta-feira (19), uma notícia surgiu como uma bomba para a Conmebol envolvendo a final da Libertadores e o Flamengo, rival do Fluminense, em uma disputa pelo Maracanã que pode resultar em punições ao time do Rubro-Negro.
O Flamengo deseja jogar no Maracanã a partida contra o Bragantino pelo Brasileirão no estádio às vésperas da final, o que tem criado um grande impasse com a entidade sul-americana. A Conmebol não deseja liberar o estádio para a partida, visando ações comerciais e melhoria do gramado para a decisão.
A razão disso é o fechamento do Maracanã nesta rodada do Brasileirão, com o jogo do Fluminense contra o Corinthians sendo o último até a final da Libertadores no dia 04/11. No entanto, o Flamengo não concordou com as recomendações e nem com o fechamento, buscando realizar sua partida no estádio, ignorando o fechamento planejado.
Conmebol pode aplicar multas ao Flamengo
Com o apoio da CBF, o Flamengo tenta a todo custo realizar sua partida no estádio, algo que a Conmebol é contra devido à prioridade da entidade em fechar os estádios pelo menos 15 dias antes da decisão. Isso é feito para fins de marketing, manutenção do gramado e para executar todas as ações comerciais da competição nos estádios que sediam as finais de seus torneios.
A Conmebol comunicou à CBF que não apenas retirará a final do estádio, mas também processará o clube carioca e o Governo do Rio, impondo pesadas multas ao Flamengo, uma vez que o clube está agindo contra uma determinação estabelecida há muito tempo pela entidade sul-americana.
Diante do impasse, o Fluminense e o Boca Juniors vivem dias de drama, pois se a confusão entre Flamengo e Conmebol persistir, o estádio terá que ser mudado de local, o que afetaria significativamente o planejamento das duas equipes, que já estavam prontas.
De acordo com o portal GE, a Conmebol, no entanto, não pretende mudar a final da Libertadores de local, apesar de estar profundamente contrariada com a CBF e o Flamengo. Em caso de possível mudança, o estádio favorito para receber a final seria o Morumbi, estádio do São Paulo, onde aconteceu o segundo jogo das finais da Copa do Brasil.