Fluminense é prejudicado no Brasileirão e CBF decide ficar quietinha
Nas últimas partidas do Campeonato Brasileiro, principalmente após a data FIFA, o Fluminense tem feito constantes reclamações contra a arbitragem, apontando erros evidentes que não foram reconhecidos pelos árbitros em seus jogos e que, apesar de serem óbvios, foram ignorados pela CBF.
Na partida da última quinta-feira (19), o Fluminense fez sua primeira partida após a data FIFA e empatou em 3×3 contra o Corinthians no Maracanã em um jogo bastante polêmico. O árbitro marcou um pênalti duvidoso para o Corinthians e deixou de assinalar um pênalti claro a favor do Fluminense. Além disso, o áudio do VAR sugeriu que não houve infração, o que gerou ainda mais controvérsias.
No último domingo (22), houve uma nova polêmica envolvendo o Tricolor na partida contra o RB Bragantino em Bragança Paulista. O time foi derrotado por 1×0, com gol de pênalti marcado por Eduardo Sasha. A questão controversa nesse caso envolveu se o pênalti foi ou não cometido dentro da área, e o VAR nem sequer foi acionado para analisar a jogada.
CBF fica quieta e esconde erros contra o Fluminense
O Fluminense, após as polêmicas envolvendo as arbitragens em suas últimas partidas, tomou a iniciativa de pedir explicações à CBF sobre os erros recorrentes. Isso incluiu a divulgação de uma nota oficial após o jogo contra o Corinthians, na qual o clube expressou sua insatisfação com a arbitragem comandada por Paulo Cesar Zanovelli. No entanto, o surpreendente é que Zanovelli não sofreu qualquer punição e continuou apitando partidas da Série A nas rodadas seguintes.
Na análise do programa “Papo de Arbitragem,” com o diretor Wilson Seneme, foram levantadas questões sobre possíveis erros de arbitragem em partidas do Brasileirão. No programa em questão, foram analisados lances das partidas Botafogo 1×1 Athletico, São Paulo 3×0 Grêmio e Coritiba 0x2 Palmeiras.
Nesse contexto, os torcedores do Fluminense ficaram revoltados com os lances das partidas contra o Corinthians e o RB Bragantino, que foram totalmente ignorados por Seneme, o chefe de arbitragem, e pelo programa. Em algumas dessas partidas, os erros pareciam ainda mais evidentes do que em algumas análises anteriores.
É importante ressaltar que o áudio do VAR na partida contra o Bragantino ainda não foi revelado, o que aumenta a apreensão dos torcedores do Fluminense, que durante o campeonato, o time sofreu com diversas situações de arbitragem que parecem ter sido ignoradas pela CBF e por Seneme.