Conmebol confirma e Fluminense pode refazer a final da Libertadores na Argentina
Depois de muita emoção no último sábado, com uma grande final diante de um gigante sul-americano, o Boca Juniors, o Fluminense conquistou seu primeiro título continental na prorrogação, com o herói sendo mais uma vez John Kennedy, assim como nas semifinais diante do Internacional.
No entanto, a Conmebol, entidade que cuida do torneio sul-americano, já confirmou oficialmente que poderá refazer a final em solo argentino, com o Fluminense mais uma vez se esforçando em busca, desta vez, do bicampeonato, disputando uma final em jogo único na Argentina, país que ainda não sediou uma final única da Libertadores.
Devido à final de 2023 no Maracanã, o Brasil não terá a final da Libertadores em solo brasileiro em 2024. A Argentina é a principal favorita a sediar a grande decisão, com Buenos Aires sendo a cidade favorita da entidade para sediar a final que pode coroar o bicampeonato do Flu, caso chegue novamente à decisão.
Final da Libertadores deverá ser na Argentina
Ainda comemorando o título de 2023, o Flu já começa a dar os primeiros passos para 2024, e um deles são as informações sobre a próxima Libertadores, onde a equipe já entra como cabeça de chave no grupo A. Segundo o Globo Esporte, o desejo da entidade é ter a próxima final sediada em Buenos Aires, na Argentina.
Até o momento, essa é a única candidatura apresentada à Conmebol, que tomará essa decisão em março de 2024. A sul-americana ainda não apresentou candidaturas, podendo ocorrer no Brasil, mas sem a intenção do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, de tê-la no país.
Para 2024, a tendência natural é que a final da Libertadores seja realizada no Estádio Monumental de Núñez, do River Plate, que passou por reformas e é o estádio com maior capacidade da América do Sul, com 83 mil lugares. No entanto, ainda há outros estádios cotados, como a La Bombonera, do Boca Juniors.
Caso seja confirmada, o Fluminense poderá buscar o bicampeonato da Libertadores com os argentinos envolvidos, além de ser a primeira final em solo argentino na Libertadores. Antes disso, as finais ocorreram no Peru (2019), Brasil (2020 e 2023), Uruguai (2021) e Equador (2022).