Imprensa argentina admite ajudinha da Conmebol ao Boca Juniors contra o Fluminense
A final da Libertadores teve problemas antes mesmo de chegar ao campo do Maracanã, com brigas e cenas lamentáveis nos dias que antecederam a decisão da competição continental. No entanto, depois de um comunicado oficial dos clubes finalistas, a situação foi amenizada no Rio de Janeiro.
Dentro de campo, um jogo difícil e muito estudado foi observado e apesar de conquistar o título, o Fluminense reclamou muito da arbitragem, que teve várias influências no jogo. Mesmo com as polêmicas envolvendo o apito, o Tricolor conseguiu a vitória na prorrogação com um belo gol de John Kennedy, que se tornou o herói da taça.
As polêmicas com a arbitragem continuam sendo debatidas, e a imprensa argentina ressaltou o trabalho de Fernando Diniz, afirmando que houve uma grande influência da arbitragem a favor do Boca Juniors, o que poderia ter prejudicado o espetáculo no Maracanã.
Imprensa argentina critica Wilmar Roldán
Wilmar Roldán, que apitou sua terceira final envolvendo clubes brasileiros, recebeu uma série de críticas, inclusive no momento em que foi anunciado como árbitro da partida. Isso se deu em parte por ser um pedido exclusivo de Riquelme, ídolo do Boca, que solicitou o juiz para a grande decisão, um pedido que foi acatado pela Conmebol.
No entanto, a imprensa argentina, após o vice-campeonato do Boca, reconheceu as falhas na arbitragem da partida. Eles destacaram, principalmente, a não expulsão de Fabra durante o jogo, já que ele só recebeu o cartão vermelho na prorrogação, além da falta de cartões e faltas marcadas a favor do Boca. Roldán parecia ser mais rigoroso com o Fluminense.
Além disso, enfatizaram a facilidade que o Boca teria em conseguir o que desejasse, seja influenciando a escolha do árbitro, buscando benefícios ou outros meios, insinuando que os argentinos teriam um grande contato com a Conmebol. Mesmo com essa suposta vantagem, o Boca não conseguiu vencer o Fluminense na grande final, ficando com o terceiro vice-campeonato nas últimas três finais disputadas.