Rival do Fluminense vai construir novo estádio no Rio de Janeiro
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, postou nesta terça-feira, 7, que o Vasco finalmente poderá ter um novo estádio, assinando um projeto de lei com essa finalidade. Agora, ainda é necessária a aprovação da Câmara de Vereadores para o clube ter os recursos para a obra.
O prefeito, que torce para o Vasco e teve diversas reuniões com o clube ao longo do mandato do presidente Jorge Salgado, se colocou à disposição dos outros clubes do Rio de Janeiro. Entenda como o negócio funcionará:
“Tendo a honra de assinar o projeto de lei viabilizando a construção do novo estádio de São Januário. O que a gente está fazendo é pegando o potencial construtivo de São Januário, o que poderia se construir ali, e levando para outra área da cidade, na Barra da Tijuca. Isso permite viabilizar recursos. Só que a gente não permite que os recursos vão em dinheiro para o Vasco. A gente obriga que esses recursos sejam para a construção do novo estádio de São Januário”, disse o prefeito do Rio de Janeiro.
Vasco poderá ter novo estádio
O projeto envolve a transferência do potencial construtivo de São Januário para áreas na Barra da Tijuca. Enquanto aguarda a aprovação dos vereadores, o clube já tomou medidas para negociar a venda desse potencial construtivo. Embora ainda não possa finalizar o negócio, já possui um pré-acordo de venda para um empreendimento na Barra da Tijuca, com valores estimados em torno de R$ 500 milhões.
O potencial construtivo refere-se à quantidade de construção permitida em um terreno, considerando a zona da cidade em que ele está situado. Cada cidade possui um plano diretor com diretrizes específicas para cada região, incluindo regulamentos de construção próprios. Desta forma, o Vasco poderá se beneficiar da ação, criando um novo complexo esportivo.