Fluminense é comunicado e pode não enfrentar mais o Manchester City no Mundial
Grande campeão da Libertadores da América em 2023, o Fluminense agora tem mais um grande compromisso no ano: ir ao Mundial de Clubes e tentar quebrar a hegemonia dos europeus dentro do torneio, que dura há mais de 10 anos, com o último sul-americano campeão sendo o Corinthians em 2012.
A equipe poderá enfrentar o Manchester City da Inglaterra na final, que também foi campeão inédito de seu continente. Entretanto, o clube Tricolor pode sofrer um duro problema e acabar não enfrentando o time inglês. Isso porque, antes das finais, o time precisa passar pela semifinal, o que nos últimos anos tem sido uma verdadeira pedra no sapato dos times sul-americanos.
Ao todo, das últimas 10 edições do torneio, em apenas cinco oportunidades a equipe campeã da Libertadores não avançou para a final, tendo ficado pelo caminho equipes como Palmeiras, Flamengo, River Plate, Atlético Mineiro e o Atlético Nacional da Colômbia, além, claro, do alto nível dos adversários neste ano.
Fluminense pode enfrentar problemas nas semifinais
Já classificado para a semifinal junto com o City, ambos os clubes aguardam agora o desfecho de seus adversários. Na primeira fase, o time sede da Arábia Saudita (Al Ittihad) enfrentará o Auckland City (NZL), com o vencedor enfrentando o Al Ahly (EGI) na segunda fase, definindo assim o adversário do Fluminense na semifinal.
Do lado do City, há apenas duas possibilidades de confronto, enfrentando o vencedor do duelo entre León (MEX) ou Urawa Red Diamonds (JAP). O caminho do Fluminense parece ser mais desafiador e difícil, podendo até mesmo não chegar à final, mantendo a sina dos sul-americanos sem títulos e com quedas precoces no Mundial.
Outro grande problema que o Fluminense pode enfrentar é o time do país-sede, o Al Ittihad, que no início da temporada, juntamente com outros três times árabes, recebeu investimento do governo saudita, contratando jogadores como Benzema, Kanté, Fabinho, entre outros craques.
No entanto, algo que pode ser positivo para o Fluminense é a crise que o time saudita enfrenta, estando até o momento sem técnico e ocupando uma posição mediana em sua liga local. Apesar de enfrentar um estádio lotado, o Fluminense também terá seus torcedores presentes em solo árabe para buscar a vaga na final e o título inédito da FIFA.