Diniz insiste em formação ousada e terá prova de fogo na Seleção Brasileira
Treinador está na corda bamba nas eliminatórias
Buscando se redimir dos seguidos tropeços, Fernando Diniz terá um duro compromisso nesta terça-feira (21). Em duelo válido pela 6ª rodadas das Eliminatórias da Copa do Mundo, a Seleção Brasileira encara a Argentina, líder da competição com 12 pontos. O confronto em questão será realizado no Maracanã, às 21h30 (Horário de Brasília), com algumas modificações cruciais na titularidade canarinha.
Precisando vencer para colocar a Seleção Brasileira viva na briga pela liderança da competição, Diniz adotou uma postura ofensiva no clássico contra a Argentina. Para tentar quebrar a barreira defensiva ds adversários, o treinador optou por relacionar quatro atacantes e explicou o motivo de escolher o esquema tático em questão.
– “O Brasil na Copa do Mundo jogou com uma formação parecida. O Neymar, que também é atacante, dois pontas abertos, um centroavante, e o Paquetá, com característica mais ofensiva até do que o Bruno Guimarães. Tratam o quarteto como uma coisa inovadora, coisa que não é. O que muda é que tem um novo jeito de jogar, com mais agressividade, e a equipe vai se adaptando, isso leva um pouco de tempo. A minha maneira de pensar o futebol não é departamentalizando o jogo: a defesa fica atrás, o meio de campo fica no meio, e o ataque fica na frente. É um jeito muito mais orgânico, mais junto, todos os jogadores têm que jogar de maneira coesa para a coisa funcionar de maneira mais efetiva” – disse Diniz.
É válido destacar que após ser derrotado pela Colômbia de virada, por 2 a 1, Fernando Diniz teve sua saída solicitada por parte dos trocedores e imprensa nacional. Como consequência de suas escolhas dentro das quatro linhas, a Seleção Brasileira virou motivo de piadas nas redes sociais.
Seleção Brasileira e o declínio evidente
Apesar de ter feito uma temporada impecável com as vestes do Fluminense, Diniz vem sendo duramente criticado por ser desempenho sob o comando da Seleção Brasileira. Após cinco jogos nas Eliminatórias da Copa do Mundo, o Brasil ocupa a 5ª colocação com sete pontos, atrás de Argentina, Uruguai, Colômbia e Venezuela. Nesse ínterim, o treinador soma duas vitórias, duas derrotas e um empate. Confira:
- Brasil 5 x 1 Bolívia
- Peru 0 x 1 Brasil
- Brasil 1 x 1 Venezuela
- Uruguai 2 x 0 Brasil
- Colômbia 2 x 1 Brasil