Conmebol divulga e Fluminense conhece adversários na Libertadores de 2024
Tricolor se junta ao São Paulo como únicos brasileiros até o momento
O atual campeão da continental comemora o título após quase um mês de sua conquista, mas mantém o foco depositado nas futuras competições. Com o Mundial de Clubes se aproximando e a passagem garantida para a Recopa Sul-Americana, o Fluminense conheceu alguns de seus possíveis adversários da Conmebol Libertadores 2024.
Depois de faturar seu primeiro título internacional, o Fluminense não deseja parar por aí. Com muitos desafios pela frente, o Tricolor das Laranjeiras já se imagina conquistando o bicampeonato da principal competição continental. Nesse ínterim, a Conmebol divulgou os times que já estão confirmados a disputa da próxima edição da Libertadores. Confira:
- Argentina: River Plate
- Brasil: Fluminense e São Paulo
- Chile: Cobresal
- Colômbia: Millonarios e Atlético Nacional
- Equador: Barcelona, El Nacional, LDU e Independiente Del Valle
- Paraguai: Sportivo Trinidense, Libertad e Cerro Porteño
- Peru: Alianza Lima, Universitario, Sporting Cristal e Melgar
- Venezuela: Deportivo Táchira, Academia Puerto Cabello, Portuguesa e Caracas
Restando quatro jogos para o fim do Campeonato Brasileiro, as vagas para a competição organizada pela Conmebol ainda estão abertas. Nesse ínterim, seguem na briga: Palmeiras, Botafogo, Flamengo, Red Bull Bragantino, Grêmio, Atlético-MG, Athletico-PR e Cuiabá. É válido destacar que os quatro primeiros colocados avançam para a Libertadores, enquanto o 5º e 6º colocados disputam a pré-Libertadores.
Libertadores 2023
“Relembrar é viver”, e é assim que a torcida do Tricolor das Laranjeiras acorda todos os dias após a conquista da Liberta com o Maracanã lotado. Iniciando a fase do mata-mata, o Fluminense encarou nas oitavas de final o Argentinos Juniors. No duelo da ida, as equipes empataram em 1 a 1. No entanto, no confronto da volta, o time de Diniz aplicou 2 a 0, com gols de Samuel Xavier e John Kennedy.
Nas quartas de final o adversário da vez foi o Olímpia, responsável por eliminar o Flamengo. No Maracanã, os donos da casa venceram o confronto por 2 a 0, com Germán Cano e André. Em contrapartida, no embate da volta, o rival até que tentou, mas foi eliminado após ser derrotado por um placar de 3 a 1.
O confronto mais complicado do Fluminense aconteceu na semifinal, quando encontrou o Internacional. Em casa, o Tricolor das Laranjeiras empatou em 2 a 2 e ditou tudo para ser resolvido no Beira-Rio. Com a casa cheia, o Colorado se esforçou, mas os cariocas venceram por 2 a 1, com mais uma vez Cano e John Kennedy fazendo o dever.
Por fim, na grande decisão da Conmebol Libertadores, Fluminense e Boca Juniors se esbarraram. Cotado a triunfar na final após deixar pelo caminho o Palmeiras, favorito da competição, o Xeneizer viu seu sexto título e por água abaixo. Germán Cano fez o primeiro para os cariocas, mas Advíncula deixou tudo igual. Todavia, John Kennedy saiu do banco de reservas e garantiu o título por 2 a 1.