Fábio quase foi parar em lanterna da Série A antes do Fluminene
Arqueiro foi sondado por clube já rebaixado
Uma das contratações mais certeiras do Fluminense na temporada 2022 foi a de Fábio. Na ocasião, o goleiro acabou sendo despachado pelo Cruzeiro sem muita cerimônia, o que irritou boa parte da torcida celeste. Em contrapartida, sem perder tempo, a diretoria do Tricolor das Laranjeiras se antecipou e entrou em negociação direta com o defensor, eleito um dos melhores goleiros da Libertadores 2024.
Em conversa no “Charla Podcast”, o presidente do Fluminense, Mário Bittencourt, falou sobre a campanha maestral do plantel sob o comando de Fernando Diniz. Com o Mundial de Clubes se aproximando, o mandatário fez questão de citar as peças importantes do tricolor e acabou deixando escapar a falha do possível candidato ao rebaixamento.
– “Não é nenhuma crítica ao Cruzeiro. Mas foi o clube que deixou um goleiro sair às vésperas de fazer mil jogos pela instituição. A gente foi lá buscar esse cara, porque eu tinha o sonho de ter ele agarrando no Fluminense. Eu sempre olhava ele e falava: “Imagina um dia esse cara agarrando pelo Fluminense”. Isso quando eu era torcedor somente” – disse o presidente.
Aos 40 anos, Fábio assinou com o clube carioca, mas logo assumiu a titularidade da equipe em meados do Campeonato Carioca. Mostrando que sua idade é apenas a junção de sua experiência, o ex-goleiro do Cruzeiro não mediu esforços para assinar com o Tricolor das Laranjeiras, mas afirmou ter recebido proposta do América-MG, lanterna do Brasileirão 2023.
– A gente acreditou num goleiro com mais de 40 anos de idade, que estava com uma proposta nossa e do América. Contratamos ele pelo computador. E quando falei com ele por uma videoconferência, ele disse: “Presidente, não precisa falar pra mim de dinheiro. O América me propôs isso, basta empatar, mas eu preciso sentar com minha mulher, perguntar pra Deus pra onde eu devo ir” – disse Mário.
Fábio poderia ter salvado o América-MG?
O destino quis que Fábio chegasse ao Rio de Janeiro para fazer história. Após fazer morada em Minas Gerais e entrar para a história do Cruzeiro, o arqueiro assinou com o Fluminense e faturou dois estaduais (2022 e 2023) e a Libertadores da América (2023). Em contrapartida, caso tivesse fechado com o Coelho, o revés seria dramático.
Após seguidos tropeços no Campeonato Brasileiro, o América-MG se firmou como o primeiro clube matematicamente rebaixado para a Série B. Nesse ínterim, restando apenas três rodadas para o fim da temporada, o Verdão faturou quatro vitórias, nove empates e alarmantes 22 derrotas. Se Fábio faria diferença, isso nem o tempo é capaz de revelar, mas é certo que o Fluminense contratou um dos guarda-redes mais vitoriosos do Brasil. Confira:
- Libertadores da América (2023)
- Copa América (2004)
- Copa Mercosul (200)
- Campeonato Brasileiro (200, 2013 e 2014)
- Copa do Brasil (2003, 2017 e 2018)
- Campeonato Mineiro (2006, 2008, 2009, 2011, 2014, 2018 e 2019)
- Campeonato Paranaense (1998)
- Campeonato Carioca (2003, 2022 e 2023)
- Mundial Sub-17 (1997)
- Sul-Americano Sub-17 (1997)