Abel Ferreira manda recado polêmico para Diniz após vitória sobre o Fluminense
Técnicos não contra a utilização do gramado sintético
Neste domingo (3), Palmeiras e Fluminense se encontraram pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. No Allianz Parque, o Verdão fez o dever de casa e venceu por 1a 0, colocando a mão na taça mais próxima. Todavia, mesmo tendo o título quase que sacramentado, o que chamou a atenção do confronto foi a coletiva de imprensa de Abel Ferreira, gerando polêmica com falas de Fernando Diniz.
A princípio, antes do embate, o técnico do Tricolor das Laranjeiras havia externando sua preocupação em jogar no gramado do Allianz Parque. Pensando em não prejudicar seus titulares para o Mundial de Clubes, Diniz escalou um time alternativo, o que foi certeiro na visão de Abel Ferreira. De modo geral, o português detonou a grama implantada no estádio alviverde, solicitando de forma imediata a sua substituição.
– “Já que dizem que sou chato, digo que este gramado tem que ser trocado urgentemente. Não quero saber quem vai pagar, se a WTorre ou o Palmeiras, não quero saber. Este gramado não está em condições de continuar a jogar futebol, neste momento é um risco para lesões de jogadores. Se eu tivesse no lugar do Diniz, teria feito exatamente o que ele fez” – disse Abel.
Abel Ferreira e Diniz estão certos?
Desde que a FIFA, em 2001, passou a permitir o uso do gramado sintético, alguns clubes espalhados por todo o mundo adotaram a prática. Em contrapartida, no Brasil, apenas três clubes da Série A dispõe do tapete. Sendo: Arena da Baixada ( do Athletico Paranaense) Allianz Parque (Palmeiras) e Estádio Nilton Santos (Botafogo). Os demais times questionaram o rendimento do trio por despontarem a tabela de classificação do Campeonato Brasileiro.
Por ser uma imitação do gramado natural, o solo acaba sendo um pouco mais rígido, o que de fato corrobora com o comportamento da bola, além das chances de lesões. Estudos comprovam que o amortecimento do impacto é oposto ao que ocorre na grama natural. No entanto, isso não significa que a adoção da imitação seja necessariamente sinônimo de desastre, uma vez que o nivelamento do tapete faz com que as disputas ocorram de forma regular, sem buracos ou desnivelamentos no campo.