Propostas chegam e Fluminense pode perder nome imprevisível
Tricolor quer gerir estádio por mais 20 anos
O Governo do Estado do Rio de Janeiro publicou, no dia 24 de outubro, a extensão do Termo de Permissão de Uso do Maracanã e Maracanãzinho para Flamengo e Fluminense. De modo geral, a ampliação da gestão foi firmada até o final de 2024, mas os clubes vão enfrentar forte concorrência nos próximos dias.
As propostas para a concessão de 20 anos serão entregues nesta quinta-feira (7), às 10h (Horário de Brasília), no auditório do Maracanã. Sendo o Governo do Estado do Rio de Janeiro, o grande vencedor será anunciado na metade de 2024. Favoritos na briga, Fluminense e Flamengo se deparam com o Vasco da Gama entrando na disputa juntamente com a Arena 360, administradora do Mané Garrincha, em Brasília.
Apesar de Flamengo, Fluminense e Vasco brigarem no Campeonato Brasileiro, as equipes também vão ter que lutar contra as ofertas adversárias. Segundo o documento divulgado pelo Governo do Rio de Janeiro, a licitação terá um valor mínimo de R$ 6.132.000,00. Assim, qualquer oferta abaixo do valor estipulado será desclassificada. No mais, as cifras estimadas na concessão giram em torno de R$ 186.090.559,38.
Fluminense coloca rival no bolso
O Governo do Estado do Rio de Janeiro publicou no dia 24 de outubro a extensão do Termo de Permissão de Uso do Maracanã e Maracanãzinho para Flamengo e Fluminense. No entanto, o Vasco entrou na justiça para poder participar do chamamento público e licitação. Apesar da tentativa, o Gigante da Colina teve sua solicitação anulada.
De modo geral, o governo do estado decidiu prorrogar o TPU a Fluminense e Flamengo por mais 70 dias. Com isso, o Vasco se sentiu lesado e decidiu anular a decisão. Mesmo medindo esforços, o entendimento da 10ª Vara de Fazenda Pública do Rio, pontuou que há risco ao patrimônio público caso o TPU deixe de valer para beneficiar o cruzmaltino, pois a administração do Maracanã voltaria ao Estado.
Apesar de ter São Januário como palco de suas partidas, o Vasco da Gama contesta há anos a concessão do Maracanã para Fluminense e Flamengo. As críticas aumentaram durante a temporada atual, uma vez que o elenco almirante enfrentou problemas em seu estádio e precisou ter seus confrontos realocados. Sem o aval dos rivais, o cruzmaltino recorreu ao Botafogo, que cedeu o Nilton Santos.