Gigante inesperado salvou o ano do Fluminense em 2023
Tricolor foi o 3º melhor mandante do Brasileirão
Nenhum clube sobrevive sem o apoio incondicional de sua torcida, e o Fluminense mostrou que os tricolores fizeram o plantel chegar tão longe nas competições em que disputou. Sobretudo, jogando como mandante no Campeonato Brasileiro, o time carioca fez a 3ª melhor campanha dentre todos os demais clubes da elite do futebol nacional.
Das 19 rodadas disputadas como mandante na Série A, o Fluminense obteve 75,43% de aproveitamento. Em resumo, foram 13 vitórias, quatro empates e apenas duas derrotas. Em contrapartida, como visitante, os números despencaram e fizeram com que o plantel de Fernando Diniz ocupasse a 13ª melhor apresentação.
Números jogando como mandante na Série A:
- 19 jogos disputados como mandante
- 13 vitórias
- 4 empates
- 2 derrotas
- 33 gols marcados
- 18 gols sofridos
- 75,43% de aproveitamento
- 3º melhor mandante
Números jogando como visitante na Série A:
- 19 partidas disputadas como visitante
- 3 vitórias
- 4 empates
- 12 derrotas
- 18 gols marcados
- 29 gols sofridos
- 22,80% de aproveitamento
- 7º pior visitante
Fluminense na briga pelo Maracanã
O Governo do Estado do Rio de Janeiro publicou, no dia 24 de outubro, a extensão do Termo de Permissão de Uso do Maracanã e Maracanãzinho para Flamengo e Fluminense. De modo geral, a ampliação da gestão foi firmada até o final de 2024, mas os clubes vão enfrentar forte concorrência nos próximos dias.
As propostas para a concessão de 20 anos serão entregues nesta quinta-feira (7), às 10h (Horário de Brasília), no auditório do Maracanã. Sendo o Governo do Estado do Rio de Janeiro, o grande vencedor será anunciado na metade de 2024. Favoritos na briga, Fluminense e Flamengo se deparam com o Vasco da Gama entrando na disputa juntamente com a Arena 360, administradora do Mané Garrincha, em Brasília.
Apesar de Flamengo, Fluminense e Vasco brigarem no Campeonato Brasileiro, as equipes também vão ter que lutar contra as ofertas adversárias. Segundo o documento divulgado pelo Governo do Rio de Janeiro, a licitação terá um valor mínimo de R$ 6.132.000,00. Assim, qualquer oferta abaixo do valor estipulado será desclassificada. No mais, as cifras estimadas na concessão giram em torno de R$ 186.090.559,38.