Ex-Fluminense, zagueiro campeão do mundo revela segredo para vencer o Mundial
O ex-jogador Edcarlos, que teve passagem pelo Fluminense entre 2008 e 2009, compartilhou suas dicas para o time carioca na disputa do Mundial de Clubes da FIFA. Edcarlos foi campeão da competição em 2005 com o São Paulo, vencendo o Liverpool na final por 1 a 0. Ele aconselha o Tricolor das Laranjeiras a concentrar-se no primeiro jogo e não ficar pensando antecipadamente no possível confronto contra o Manchester City.
“O conselho que eu daria hoje para o Fluminense, que tem totais condições de ir (ao Mundial) e voltar com o título, é esquecer um pouco o Manchester City e focar no primeiro jogo. Muitas vezes saímos daqui do Brasil muito preocupados com a final e tropeça já no primeiro jogo. Primeiro é o pezinho no chão”, disse o ex-jogador, que entende do assunto.
Ex-Fluminense, Edcarlos já venceu o Mundial com o São Paulo
Além disso, o ex-zagueiro ressalta a importância de manter os pés no chão e destaca que, muitas vezes, as equipes brasileiras ficam tão preocupadas com a final que acabam tropeçando nos primeiros jogos. Edcarlos lembra da experiência enfrentando o Al-Ittihad antes da final em 2005, um jogo difícil que serviu como alerta para a equipe.
Por fim, ele alertou que não há adversários fáceis no Mundial de Clubes da FIFA, pois os times de grandes centros financeiros têm contratado atletas de alto nível, elevando a qualidade do futebol local. Portanto, o conselho é ir com humildade e focar na vitória no primeiro jogo. Durante sua breve passagem pelo Fluzão, Edcarlos disputou 45 jogos, marcou um gol e deu uma assistência.