FIFA é acionada e título mundial do Fluminense pode valer por 2
Tricolor faturou título internacional há mais de 50 anos
O primeiro título internacional reconhecido em favor do Fluminense foi conquistado na atual temporada, após despachar o Boca Juniors na final da Libertadores da América. Todavia, prestes a estrear no Mundial de Clubes, a diretoria carioca pretende entrar com a papelada junto a Fifa para o reconhecimento do mundial disputado no ano de 1952.
Presente na Arábia Saudita, o elenco comandado por Fernando Diniz está com foco total na conquista do triunfo. Entretando, o Tricolor das Laranjeiras pode sair do país do Oriente Médio com dois Mundiais de Clubes conquistados. Caso consiga encurtar os diálogos com os representantes da Fifa, o Tricolor das Laranjeiras pode pleitar o título faturado há mais de 50 anos.
De modo geral, em 1952, o Fluminense disputou a chamada Copa Rio. Na ocasião, de forma invicta, os cariocas conquistaram a competição após passar por cima de diversos clubes. Em resumo, o Tricolor das Laranjeiras despachou o Sporting (POR), Grasshoppers Club (SUI), Peñarol (URU), Áustria Viena (AUS) e o Corinthians. O torneio em questão foi disputado no Brasil e teve as semifinais e finais realizadas no Maracanã.
Os trâmites serão difíceis, mas a diretoria tricolor acredita em um desfecho positivo. Em contrapartida, é válido destacar que o Palmeiras também venceu o campeonato em 1951, mas o reconhecimento da conquista internacional não foi consagrada.
Fluminense no aguardo
Por ter sido campeão da Libertadores da América, o Fluminense carimbou sua passagem direta à semifinal do Mundial de Clubes. Sobretudo, sem conhecer seu adversário ainda, o Tricolor das Laranjeiras faz sua estreia na competição no dia 18 de dezembro. No mais, o oponente dos brasileiros sairá de Al-Ahly, Al-Ittihad ou Auckland City.