Urgente: FIFA coloca Porto e Benfica no Mundial junto com Fluminense e Manchester City
O Fluminense está a poucos dias de estrear oficialmente no Mundial de Clubes da FIFA, e para o torneio que conta com gigantes como Manchester City, Al Ittihad, Al Ahly, entre outros, muitos torcedores mantêm os olhos e as expectativas para mais um título inédito para os comandados de Fernando Diniz.
No entanto, a FIFA surpreendeu a todos os torcedores, principalmente os do Fluminense. Segundo grande portal Benfica e Porto, equipes que disputam a Liga de Portugal e competições da UEFA, são mais duas equipes também confirmadas no Mundial, fazendo assim o torneio tomar grande formato e tornar-se ainda mais definido.
Porém, Porto e Benfica foram confirmados para o torneio de 2025 do Mundial de Clubes. Isso ocorre porque o torneio tradicional, como é disputado em 2023, será extinto de forma definitiva, e um novo mundial será criado para substituí-lo, transformando o torneio em uma mini Copa do Mundo de clubes com 32 equipes.
Portal confirma mais duas equipes no mundial
De acordo com o portal do jornal português “A BOLA,” Porto e Benfica são mais duas equipes confirmadas para o torneio que já está tomando forma e acontecerá em 2025, disputado nos Estados Unidos. Segundo o portal, a presença do Benfica foi garantida com a vitória do Porto sobre o Shakhtar na última rodada da Champions League.
Segundo as informações, esses dois clubes portugueses se juntam às equipes já classificadas que venceram a Champions League nos anos anteriores, incluindo Chelsea, Manchester City e Real Madrid pela UEFA. Ainda é necessário definir outras equipes para preencher as sete vagas restantes pela UEFA.
Na CONMEBOL, Palmeiras, Flamengo e Fluminense já estão garantidos no torneio mundial, restando mais três vagas a serem definidas através dos títulos das próximas Libertadores e pelo ranking da CONMEBOL. Dessa forma, o Fluminense, mesmo disputando o de 2023, terá a oportunidade de competir no de 2025 também.
Esse novo modelo visa aumentar a competitividade do torneio e incluir mais equipes, transformando-o em uma espécie de Copa do Mundo de Clubes. A competição ocorrerá a cada quatro anos, com os campeões de cada confederação e as melhores equipes ranqueadas, distribuídas em oito grupos de quatro equipes, seguido por um mata-mata. O torneio de 2025 será a primeira edição e disputado entre junho e julho.