Mesut Özil chegou ao RJ para apresentação no Maracanã
Craque alemão encerrou sua carreira em março deste ano
Um dos jogadores mais emblemáticos da Alemanha fez sua última aparição em copas do mundo em território brasileiro. No ano de 2014, Mesut Özil desembarcou no Rio de Janeiro para protagonizar uma das partidas mais acirradas daquele mundial. Diante da França, os alemães se impuseram e conseguiram despachar os adversários nas quartas de finais.
Com o Maracanã lotado, França e Alemanha disputaram vaga para as semifinais da Copa do Mundo 2014. Diante de 74.240 torcedores, o zagueiro Mats Hummels, aos 12 minutos do primeiro tempo, marcou o único gol do duelo. Em resumo, Toni Kross cruzou a bola na área em cobrança de falta e defensor, de cabeça, marcou, com a bola batendo no travessão antes de estufar as redes francesas.
Garantindo a classificação, o pior pesadelo da história da Seleção Brasileira em copas do mundo se concretizaria. Sobretudo, Özil e companhia encararam o Brasil nas semifinais, e golearam os donos da casa por placar humilhante de 7 a 1. O confronto em questão foi realizado no Mineirão, em Belo Horizonte.
Trajetória de Mesut Özil
Revelado com a camisa do Westfalia 04 Gelsenkirchen Juvenis, da Alemanha, Özil fez boa parte de sua carreira em seu país de origem. De modo geral, o meio-campista passou ainda por DJK Falke Gelsenkirchen Juvenis, Rot-Weiss Essen Jugend, Schalke 04 e Werder Bremen. Em contrapartida, vestiu as camisa ainda de Real Madrid, Arsenal, Fenerbahçe e Basaksehir (TUR).
Aos 34 anos, o meio-campista decidiu se aposentar dos gramados e sua última aparição correu com a camisa do Basaksehir. No mais, o craque alemão disputou 697 partidas ao longo de sua carreira e marcou 119 gols. Confira abaixo os títulos faturados por Özil:
- Copa do Mundo (2014)
- Copa da Alemanha (2009)
- Supercopa da Alemanha (2009)
- La Liga (2012)
- Supercopa da Espanha (2012)
- Copa do Rei (2011)
- Supercopa da Inglaterra (2015)
- Copa da Inglaterra (2014, 2015, 2017 e 2020)
- Eurocopa Sub-21 (2009)