Scarpa vai render fortuna ao Fluminense: Saiba quanto
Revelado em Xerém e passando pela base do Fluminense, o meia Gustavo Scarpa está de volta ao futebol brasileiro após uma breve passagem pela Europa. Ficando apenas uma temporada e meia no velho continente, o jogador, cria de Xerém, não se adaptou e já está confirmado em um novo clube em território brasileiro.
O clube em questão é o Atlético Mineiro, que investiu pesado para tirar o jogador do Nottingham Forest, da Inglaterra, onde Scarpa teve poucas oportunidades. Ao todo, o meia disputou apenas 21 partidas na Europa, sendo 10 pelo clube inglês e mais 11 pelo Olympiacos, onde estava por empréstimo desde o início da temporada europeia.
Anunciado na noite da última quarta-feira (27) como novo reforço do clube mineiro, a compra por 5 milhões de euros pelo Galo ao clube inglês renderá aos cofres do Fluminense uma quantia em dinheiro. Isso ocorre porque o Fluminense, sendo o clube formador do atleta, terá direito à taxa de clube formador na venda.
Fluminense ganhará com a venda de Scarpa
Mesmo tendo saído em meio a desentendimentos com a diretoria e ainda processando o Fluminense durante sua saída, Scarpa renderá ao Flu cerca de 3% do valor total da venda feita pelo Nottingham, devido ao Mecanismo de Solidariedade da FIFA, por ser o clube formador do atleta na base do Tricolor Carioca entre os anos de 2012 e 2014.
Dessa forma, dos 5 milhões de euros (aproximadamente R$ 26,7 milhões) pagos pelo Galo aos ingleses, o Fluminense terá direito a cerca de 800 mil reais com a venda do jogador, caso os valores sejam confirmados. Independentemente do montante, o Flu lucrará com a transferência de Scarpa, uma vez que o jogador foi formado pelo clube e já está confirmado no Atlético Mineiro para a temporada de 2024.
Pelo Fluminense, Scarpa atuou entre os profissionais nos anos de 2014 até 2017, com uma breve passagem pelo Red Bull Brasil em 2015. Durante seu período no Fluzão, o jogador disputou 152 partidas e marcou 23 gols, mas sua saída conturbada ficou marcada por desentendimentos com a diretoria, resultando em um processo e poucas menções ao Tricolor em suas entrevistas.