Qual será o novo estádio do Fluminense em 2024?
Maracanã está em obras
Após ser alvo de várias críticas por parte dos jogadores e da imprensa nacional, o Maracanã está com as portas fechadas para tratamento do gramado. Com a obra em questão, o Fluminense terá uma dos de cabeça logo no início da temporada 2024. Sobretudo, o Tricolor das Laranjeiras precisa definir onde disputará os jogos iniciais do Campeonato Carioca em que for mandante.
A princípio, o Fluminense não terá o suporte de sua torcida lotando o Maracanã na segunda, quarta e quinta rodadas do Estadual. Além de não poder jogar no estádio mais emblemático do Brasil, o time comandado por Fernando Diniz terá outros desfalques. Devido ao Mundial de Clube, os jogadores inscritos na competição só retornarão aos treinos no final de janeiro.
Dessa forma, o início do Campeonato Carioca será disputado com os reservas e com a aparição de alguns atletas das categorias de base do Tricolor das Laranjeiras. Por não contar com seus titulares, o Fluminense não pretende se esforçar para negociar a venda do mando de campo. No mais, além do Raulino de Oliveira e Estádio Luso-Brasileiro, outro nome que pode ganhar forças é o Kleber Andrade, em Cariacica, Espírito Santo.
Confira abaixo o calendário tricolor no Estadual:
- 1ª rodada: 18 de janeiro, 21h30 – Volta Redonda x Flu – Raulino de Oliveira
- 2ª rodada: 21 de janeiro, 16h – Flu x Portuguesa – A definir
- 3ª rodada: 25 de janeiro, 21h30 – Audax Rio x Flu – Elcyr Resende
- 4ª rodada: 28 de janeiro, 18h10 – Flu x Nova Iguaçu – A definir
- 5ª rodada: 1º de fevereiro, 21h30 – Flu x Bangu – A definir
- 6ª rodada: 3/4 de fevereiro – Boavista x Flu – A definir
- 7ª rodada: 7/8 de fevereiro – Flu x Sampaio Corrêa – Maracanã
- 8ª rodada: 14/15 de fevereiro – Flu x Vasco – Maracanã
- 9ª rodada: 17/18 de fevereiro – Madureira x Flu – A definir
- 10ª rodada: 24/25 de fevereiro – Flamengo x Flu – Maracanã
- 11ª rodada: 2/3 de março – Flu x Botafogo – Maracanã
Fluminense e a história feita no Maracanã
Mostrando que a torcida faz toda diferença, nos seis jogos em que disputou com o mando de campo na Libertadores da América, o Fluminense lotou as arquibancadas do Maracanã. Sobretudo, o time comandado por Fernando Diniz arrastou 358.565 tricolores na trajetória que rendeu o título inédito da principal competição continental.
Em resumo, com uma média de 59 mil torcedores por confronto, o Fluminense se manteve invicto jogando no Maracanã. De modo geral, foram quatro vitórias (The Strongest, River Plate, Argentinos Juniors e Olimpia) e dois empates (Sporting Cristal e Internacional). Confira abaixo o retrospecto:
- Flu 1 x 0 The Strongest
- Flu 5 x 1 River Plate
- Flu 1 x 1 Sporting Cristal
- Flu 2 x 0 Argentinos Juniors
- Flu 2 x 0 Olimpia
- Flu 2 x 2 Internacional
É válido destacar que apesar de ter jogado a
É válido destacar que apesar de ter jogado a final da Libertadores no Maracanã, o mando de campo pertenceu ao Boca Juniors. A medida foi baseada no desempenho apresentado na fase de grupos da competição, onde os argentinos tiveram melhor rendimento que os brasileiros.