Vanderlei Luxemburgo humilha Fernando Diniz
Vanderlei Luxemburgo é conhecido como um dos maiores técnicos da história do futebol brasileiro. O comandante, que foi campeão brasileiro quatro vezes, treinou a Seleção e até hoje é o único treinador brasileiro da história a comandar o Real Madrid, na época dos galácticos, com Ronaldo, Figo, Beckham, entre outros.
No entanto, mesmo com sua vasta experiência como treinador, parece que a época de alta qualidade de Luxemburgo tem caído, pois seus últimos trabalhos têm sido extremamente mal conduzidos. Em 2023, com o Corinthians, brigou contra o rebaixamento, além de dar declarações polêmicas, como quando afirmou que só queria perder de 1×0 em uma partida de semifinal de Copa do Brasil.
No mesmo ano de 2023, o técnico venceu o Fluminense de Diniz, na época em que o Tricolor sofreu sua maior oscilação na temporada, o que culminou na eliminação da Copa do Brasil mais tarde. No jogo em questão, o Corinthians de Luxemburgo venceu o Flu por 2×0, com dois gols de Roger Guedes.
Durante uma entrevista ao podcast Denílson Show, Luxa elogiou Diniz e sua ideia de jogo, mas opinou sobre o que falta para o treinador do Flu, criticando principalmente a falta de “jogar feio” e “chutões”. Não gostando do jogo de toque de Diniz, na visão de Luxemburgo, é essencial que se jogue “feio” algumas vezes, e isso é o principal motivo de sucesso.
“O conceito do Diniz é fantástico. Mas precisa entender que não dá para sair jogando em todos os momentos do jogo. Perdeu jogos importantes na carreira por conceitos táticos assim”, falou Luxemburgo sobre uma das principais características de Fernando Diniz, que meses após essa fala foi campeão da Libertadores da América.
Luxemburgo foi demitido do Corinthians e tem futuro incerto
Vanderlei Luxemburgo foi contratado pelo Corinthians em meio a toda turbulência que o time vinha sofrendo em 2023. Apesar de ter promovido diversos jovens da base para os profissionais, o desempenho do técnico em campo não atendeu às expectativas, resultando em eliminações e maus resultados, levando à sua demissão para dar lugar a Mano Menezes.
Sem clube desde então, Luxa já considera até mesmo a possibilidade de se aposentar do cargo de treinador, uma vez que seus últimos trabalhos não foram bem recebidos e não resultaram em conquistas. No entanto, em nenhum momento o treinador falou sobre se aposentar, mas diante da falta de oportunidades, a aposentadoria não está descartada.