Campeonato Carioca prepara mudança e Fluminense pode ser prejudicado novamente
Ferj confirma mudanças na arbitragem
Nesta quarta-feira (10), a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) realizou reunião com todos os times que disputarão o Campeonato Carioca. De modo geral, o encontro serviu para discutir os critérios da arbitragem a serem adotados no estadual, bem como a nova tecnologia implantada na checagem de impedimento. O fato curioso é que a nova metodologia foi a mesma utilizada na anulação de Germán Cano na final do Mundial de Clubes.
A princípio, a Good Game, empresa especializada em dossiês, será responsável por redigir relatórios sobre as atuações das arbitragens. Desse modo, o grupo irá monitorar 18 partidas do Campeonato Carioca, correspondendo aos clássicos, semifinais e finais da Taça Rio, semifinais e finais do Estadual. No mais, a entidade francesa analisará lances como cartões vermelhos, impedimentos e gols anulados.
Em contrapartida, a Ferj se comprometeu em cair no mercado para se apropriar da tecnologia mais avançada. Dessa forma, a entidade confirmou a Botafogo, Flamengo, Vasco e Fluminense, que a comunicação com a cabine do VAR será mínima, sem sugestionar mudanças nas decisões do árbitro de campo. Outra mudança significante foi o tempo técnico, que saiu dos 20 minutos, para os 25.
Fluminense foi prejudicado no Mundial?
Na lembrança dos torcedores do Fluminense ainda permanecem as cenas da lamentável goelada sofrida pelo Manchester City. Apesar do título ter ficado com uns ingleses após vencerem por 4 a 0, o confronto poderia ter sido contrário se não fosse a interferência da tecnologia. Após Ganso dar lindo passe para Germán Cano, o argentino foi derrubado pelo goleiro Ederson na pequena área.
Mesmo com a marcação da penalidade dentro de campo, a arbitragem de vídeo imediatamente confirmou o impedimento do camisa 14. No mais, Julián Álvarez (x2), Nino (contra) e Phil Foden marcaram para o time comandado por Pep Guardiola.