Deco está de “volta” ao Fluminense
O Fluminense teve o prazer de ter vestido uma de suas camisas um dos maiores meio-campistas da última década, o luso-brasileiro Deco. Nascido no Brasil e naturalizado português, Deco teve uma grandiosa carreira no futebol mundial, com passagens históricas por Porto e Barcelona. Agora, em 2024, ele estará “de volta” ao Flu.
Durante sua passagem, algo marcante foi o uso do número 20, tornando-se histórico com dois títulos brasileiros (2010 e 2012) e um carioca (2012) e tornando o número 20, que não é uma numeração tão comum no futebol, um número histórico. Em 2024, Renato Augusto usará essa numeração histórica.
Renato, contratado após deixar o Corinthians com o contrato finalizado, inicialmente assumiu a camisa 88, que não cativou muito a torcida. No entanto, após pedidos públicos e por lembrar muito o estilo de jogo do ídolo Deco, o meia decidiu mudar sua numeração, optando pela camisa 20 e sendo chamado de “novo Deco”.
O meia, inclusive, falou até sobre a mudança de troca de camisa onde citou o peso histórico do número 20 dentro do Fluminense. “Número forte, de história grande dentro do clube. Foi conversado internamente que seria uma camisa interessante. Gosto desse número. É uma honra vestir essa camisa.” – disse o meia.
Renato Augusto é conhecido por usar a camisa 8 em seus clubes e até mesmo na Seleção Brasileira. No entanto, no Flu, Martinelli é o detentor da camisa 8, e Renato Augusto decidiu deixar para o cria de Xerém. Aos 35 anos, sua chegada ao Flu apresenta certa semelhança com a chegada de Deco, ambos acima dos 30. Caso o sucesso de Deco se repita com Renato, o Fluminense seria o maior beneficiado, contando com ambos os craques.
Marcão falou sobre Renato em sua estreia
Jogando oficialmente sua primeira partida com o Fluminense, Renato Augusto entrou no começo da segunda etapa no duelo contra o Nova Iguaçu, vencido pelo Tricolor por 3×0. Em campo, o meia proporcionou um grande espetáculo, até lembrando Deco pelo estilo de jogo e pela camisa. Ao final da partida, Marcão comentou sobre o desempenho do meia.
“Vamos respeitar o preparo do Renato (Augusto), o que ele pediu em relação à questão física. Respeitar a pré-temporada para que, quando ele estiver bem, se sentir confortável e adaptado, possa contribuir com essa garotada. Ele tem feito tudo o que os meninos estão fazendo durante a semana, mas precisamos respeitar o tempo dele. Está feliz, tem nos ajudado durante os treinos. Com sua experiência, ele consegue contribuir.” – Comentou o auxiliar sobre o camisa 20.