CBF notifica o Fluminense e pode excluir o Tricolor da Copa do Brasil
O Fluminense encara uma temporada longa em 2024, buscando competir em diversas frentes. Além do objetivo de defender o título da Libertadores e do Campeonato Carioca conquistados em 2023, o clube Tricolor tem a Copa do Brasil como um dos principais alvos. A competição nacional é um troféu desejado pelo Fluminense, que venceu apenas uma vez em 2007.
Campeão do torneio uma vez, o Tricolor em 2023 caiu precocemente na competição, sendo eliminado nas oitavas de final. De acordo com o planejado, nesta temporada, a equipe almeja ir mais longe. Embora em 2024 o Fluminense jogue para 2025, o Tricolor pode ficar de fora caso ocorra uma sucessão de resultados desfavoráveis.
Isso aconteceu porque, desde o início de 2023, a CBF alterou o regulamento dos classificados para a Copa do Brasil. Com o objetivo de dar mais peso aos estaduais, a entidade brasileira extinguiu as vagas para a competição via ranking nacional de clubes. Agora, os clubes que desejam a vaga para 2024 em diante serão utilizados pela CBF, com base nas federações, para determinar quantas vagas cada uma terá direito a distribuir em suas competições estaduais.
O Fluminense, vinculado à FERJ, tem algumas maneiras de conseguir a vaga. Entre elas, estão ganhar o torneio ou qualquer outro que conceda a vaga para a Copa do Brasil, ficar entre os quatro primeiros no Campeonato Carioca (onde atualmente é o líder) ou, em um caso mais extremo, ganhar a Copa Rio disputada entre o 5º, 6º, 7º e 8º colocados no Campeonato Carioca.
O Botafogo, por exemplo, garantiu vaga na Copa do Brasil em 2024 por ter vencido a Copa Rio, uma vez que não ficou entre os quatro primeiros na primeira fase do Campeonato Carioca. Além disso, uma vaga na Libertadores também concede uma vaga na Copa do Brasil. No entanto, se nada disso acontecer, o Tricolor ficará de fora da competição em 2025.
Gigante fica de fora da Copa do Brasil em 2024
Enquanto todos os clubes do famoso “G12” têm se destacado em seus estaduais ou competições da CBF, apenas um deles ficou de fora, o Santos. Após ser rebaixado para a Série B em 2023, o Peixe disputará apenas o estadual e a Série B neste ano, pois a equipe não teve um bom desempenho no Paulista e não conseguiu vaga na Libertadores, sendo a grande ausência nesse formato de classificação para a Copa do Brasil.