Ficamos assustados com a altitude de Quito, palco de Fluminense x LDU
Fluminense e LDU irão se enfrentar na próxima quinta-feira, marcando a terceira final continental com os dois times envolvidos. Com um retrospecto favorável ao time de Quito, o Flu busca a vingança contra os atuais campeões da Sul-Americana.
O primeiro duelo será no Equador, com a ida marcada para o dia 22/02, próxima quinta-feira, às 21:30 no horário de Brasília. O Tricolor buscará um bom resultado fora de casa para definir com mais tranquilidade no Maracanã. Entretanto, a altitude pode ser um problema para o Tricolor no duelo.
Para o jogo de ida, que será realizado no Equador e contará com a presença de 90% do público, algo que estava em dúvida devido à crise interna e à alta violência no Equador, a preocupação aumenta para o Flu devido à altitude, uma forte arma da equipe equatoriana em suas partidas.
Nesse contexto, o Fluminense no primeiro duelo irá enfrentar uma altitude de 2.850 metros no estádio Rodrigo Paz Delgado, também conhecido pelo nome de Casa Blanca, sendo mais um dos desafios para o Flu, que busca construir um ótimo resultado na ida e liquidar a vantagem jogando ao lado de sua torcida na semana seguinte.
A volta, com a expectativa de um Maracanã extremamente lotado, principalmente devido à recente rivalidade entre LDU e Fluminense, será na outra quinta-feira, no dia 29/02, às 21:30 no horário de Brasília. Em caso de resultados iguais no agregado, a partida será definida nos pênaltis, e o Flu busca vingança em sua terceira final continental diante da LDU.
Altitude no Equador sempre representa um desafio para o Fluminense
Como vice-campeão da Libertadores em 2008 e da Sul-Americana em 2009, enfrentando a LDU, o Flu ficou em segundo lugar principalmente devido aos desafios apresentados pela altitude. O clima hostil e a dificuldade aumentada para jogar nas duas finais fizeram com que o Flu tivesse que superar grandes derrotas no estádio da equipe de Quito.
Na Libertadores, o Flu perdeu o jogo de ida por 4×2 e precisou realizar uma remontada no Maracanã, conseguindo empatar o agregado em 5×5. No entanto, acabou perdendo nos pênaltis. Na Sul-Americana, uma derrota contundente de 5×1 no Equador não foi reversível, já que, na volta, o Flu venceu apenas por 3×0, ficando com o vice. Em 2024, o Tricolor buscará dar o troco em seu antigo algoz.