O dia que a máquina do Fluminense venceu o bicampeão da Champions no Maracanã
No dia 10 de junho de 1975, o Fluminense fez história no maracanã, ao conseguir uma vitória inesperada, contra um dos mais respeitados times de futebol do mundo, o Bayern de Munique. Na época, o Bayern era bicampeão europeu, derrubando o poderoso Ajax do trono de grande time do futebol na Europa.
Os alemães contavam com alguns dos melhores jogadores do mundo, incluindo Sepp Maier, Schwarzenbeck, Franz Beckenbauer, Kapellmann e Gerd Müller, um dos maiores artilheiros da história das copas.
Apesar de enfrentar uma equipe de tamanho calibre, o Fluminense conseguiu vencer pelo placar mínimo, graças ao seu elenco talentoso, fruto da famosa “máquina tricolor” que incluía Rivellino, Felix, Marco Antônio e Paulo César Caju, todos campeões mundiais pela seleção brasileira em 1970 no México.
Maracanã lotado e derrota do campeão da Champions
Mais de 100 mil pessoas lotaram as arquibancadas do Maracanã para assistir o duelo, um fato curioso sobre o público, que embora mais de 100 mil pessoas estivessem presentes, apenas 60 mil tenham pago o ingresso para assistir. Devido ao enorme interesse em relação aquele grande jogo, as roletas do velho maraca foram abertas para dar lugar a todos os torcedores que queriam ver a partida ao vivo.
O amistoso foi organizado pelo presidente do Fluminense, Francisco Horta, reconhecido como grande figura da história do tricolor, que ocupou o cargo de presidente entre 1975 a 1977. Aquela partida acabou entrando para a história, como uma das maiores partidas do Fluminense, principalmente pela dificuldade do adversário, que para muitos naquela época, era considerado o grande time do futebol mundial.