Em 1976, Fluminense venceu torneio, batendo os melhores da Europa
No dia 24 de junho de 1976, o Fluminense conquistou um grande feito bem longe do Brasil, um título conquistado na Europa, mais precisamente na França. Onde o tricolor bateu o time que hoje é o grande elenco do futebol francês, o PSG. Como se não bastasse, além de vencer os franceses do Paris Saint-Germain, o clube carioca ainda bateu um selecionado, com os melhores jogadores do velho continente.
O primeiro duelo aconteceu no Parc des Princes, e o tricolor venceu o time da capital francesa por 2×0, com dois gols de Rivellino. Naquela tarde de 22 de junho, o grande craque do futebol brasileiro colocava o Fluminense no caminho da conquista do torneio de Paris.
Fluminense bateu os melhores da Europa
A grande final aconteceu no dia 24 de junho, quando o tricolor tinha pela frente, a seleção dos chuteira de ouro da Europa, jogadores de extrema fama, escolhidos pela imprensa especializada parisiense. O duelo por mais que pudesse parecer de extrema dificuldade para o tricolor, foi na verdade, mais um show da máquina tricolor.
No final, vitória do Fluminense por 3×1, com gols de Paulo César, Doval e Carlos Alberto Torres, o eterno capitão do tri, marcando de pênalti e fechando a conta, garantindo o título aos brasileiros do Fluminense. O estádio estava lotado, a torcida francesa não poupou aplausos ao time carioca e a imprensa local se rendeu a Roberto Rivellino.
No fim, Carlos Alberto Torres, no centro do campo levantou a taça, uma réplica da Torre Eiffel, que segundo especialistas valia mais de U$S 5.500. Naquele dia, o Fluminense ajudou a valorizar a imagem do futebol brasileiro, com todos os jornais franceses dedicando páginas ao tricolor, que deu show nos gramados da França.