A primeira participação do Fluminense na Libertadores
Em 2023, o Fluminense estará de volta a maior competição do continente sul-americano, a Copa Libertadores da América. Com a manutenção de grande parte do elenco que foi muito bem em 2022 e com a chegada de alguns reforços, a torcida acredita que o clube das laranjeiras, enfim, possa conquistar o título que bateu na trave em 2008.
O tricolor carioca disputou pela primeira vez a competição continental em 1971, como atual campeão brasileiro, o tricolor garantiu vaga na competição. A campanha da primeira participação na libertadores, guarda uma frustração e ainda ficou marcada com uma grande goleada fora de casa.
O Fluminense ficou no grupo 3 do torneio, ao lado de Palmeiras e os venezuelanos do Deportivo Itália e Deportivo Galícia. E um adversário que foi vítima de uma goleada do tricolor, acabou sendo a pedra no sapato, que impediu a classificação dos cariocas para a fase seguinte.
A primeira goleada do Fluminense na Libertadores
O Fluminense terminou a fase de grupos na vice-liderança, mas diferente dos dias atuais, apenas o campeão do grupo avançava a fase seguinte, e o líder da chave acabou sendo o Palmeiras, com o tricolor na segunda colocação. Mas, dois jogos acabaram chamando a atenção.
O primeiro no dia 17 de fevereiro de 1971, o Fluminense fora de casa aplicava uma sonora goleada de 6×0 sobre o Deportivo Itália e parecia caminhar rumo a classificação, vale lembrar que o tricolor já havia batido o Palmeiras na estreia por 2×0 fora de casa.
Mas no dia 10 de março, veio o inesperado. Derrota por 1×0 para o mesmo Deportivo Italia, que o tricolor havia goleado no primeiro turno fora de casa. Um balde de água fria, que ficou ainda mais gelado uma semana depois, quando o tricolor saiu derrotado diante do Palmeiras por 3×1 e disse adeus a competição continental.