Fluminense entra com medida para mudar o Campeonato Brasileiro
Times desejam a paralisação da competição nacional
Antes mesmo de começar o Campeonato Brasileiro, Fluminense e outros 11 clubes da elite do futebol brasileiro entraram com um pedido de paralização para a CBF. Segundo o jornalistas Rodrigo Mattos, do UOL, os times desejam que a principal competição nacional seja paralisada durante a disputa da Copa América, marcada para ocorrer em junho.
O objetivo do Fluminense e companhia é fazer com que a Confederação Brasileira de Futebol se sensibilize e aceite a medida para que os clubes não sofram com desfalques durante o período. Além do Tricolor das Laranjeiras, protocolaram o pedido junto a entidade os seguintes clubes: Flamengo, Botafogo, Vasco, Palmeiras, Bragantino, São Paulo, Athletico-PR, Internacional, Criciúma, Santos e Fortaleza.
Por ainda não ter publicado o regulamento e tabela com os jogos do Campeonato Brasileira, a CBF pode dar sinal positivo para a solicitação dos 12 clubes. É válido destacar que durante a Copa América cerca de nove confrontos serão realizados, o que dificultaria o desempenho dos times que cederem seus jogadores para a Seleção Brasileira.
No documento assinado por Fluminense e demais clubes, alguns fatores chamaram a atenção. Em resumo, os times desejam que as oitavas e quartas de final sejam remanejadas para antes ou depois da Copa América, enquanto a final seria executada no final do Campeonato Brasileiro. Além disso, as entidades colocaram em evidência a necessidade de ter três dias de intervalo entre um jogo e outro para que nenhuma equipe se favoreça.
Campeonato Brasileiro pode não ser adiado
A CBF costuma não acatar alguns pedidos das entidades nacionais e o exemplo disto está na demorar de retornar com a decisão. Em resumo, o ofício foi encaminhado a 11 dias, mas os representantes da Confederação Brasileira de Futebol sequer responderam sobre a paralização do Campeonato Brasileiro. Eles alegam os seguintes empecilhos:
- Aceitar o pedido prolongaria ainda mais a temporada e as férias dos jogadores precisariam ser negociadas com o sindicato
- Por ser detentora dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil, a Rede Globo teria que dar seu aval
- Por ter mais competições ao longo da temporada como a Copa do Nordeste, os times nordestinos seriam os mais prejudicados com intervalos de jogos menores;