Fluminense se livra de altitude superior a 4 mil metros na Libertadores
Rival do tricolor foi eliminado na fase preliminar
Nesta quinta-feira (14), a Libertadores da América 2024 conheceu todos os seu 32 participantes após o Nacional (PAR) eliminar o Always Ready (BOL), nos pênaltis. Como consequência da derrota dos bolivianos, o Fluminense não corre mais o risco de jogar no Municipal Stadium El Alto, localizado a uma altitude de 4.150 metros acima do nível do mar.
A notícia foi comemorada não somente pelos torcedores do Fluminense, como também por outros clubes brasileiros. Uma das maiores dificuldades de um elenco nacional jogar na altitude está no ar rarefeito. De modo geral, a dinâmica do jogo diminui, o percurso da bola não é o mesmo e os problemas físicos são potencializados com a falta de ar.
Sendo assim, com o Always Ready eliminado, o Fluminense ainda se depara com possibilidades de enfrentar um time chileno presente no pote IV. No entanto, os problemas a serem enfrentados serão inferiores aos impostos pelos bolivianos. Confira como ficou a separação dos agrupamentos para o sorteio da fase de grupos:
- POTE UM: Fluminense – Palmeiras – River Plate (ARG) – Flamengo – Grêmio – Peñarol (URU) – São Paulo – LDU (EQU)
- POTE DOIS: Atlético-MG – Independiente del Valle (EQU) – Libertad (PAR) – Cerro Porteño (PAR) – Estudiantes (ARG) – Barcelona de Guayaquil (EQU) – Bolívar (BOL) – Júnior Barranquilla (COL)
- POTE TRÊS: San Lorenzo (ARG) – The Strongest (BOL) – Universitario (PER) – Deportivo Táchira (VEN) – Rosário Central (ARG) – Aliança Lima (PER) – Millonários (COL) – Talleres (ARG)
- POTE QUATRO: Huachipato (CHI) – Cobresal (CHI) – Palestino (CHI) – Colo-Colo (CHI) – Caracas (VEN) – Liverpool (URU) – Botafogo – Nacional (URU)
Última edição da Libertadores
Na fase de grupos, o Fluminense realizou seis partidas e teve um aproveitamento de 66,66%. De modo geral, o Tricolor das Laranjeiras despachou o Sporting Cristal (PER), The Strongest (BOL) e River Plate (ARG). Por outro lado, nos confrontos da volta, os cariocas foram derrotados pelo time boliviano e pelo rival do Boca Juniors. No mais, arrancou um empate com o elenco peruano.
Classificado na 1ª colocação do grupo D com 10 pontos, o Fluminense derrotou o Argentinos Juniors nas oitavas de final por um placar agregado de 3 a 1. Já nas quartas, o Tricolor das Laranjeiras despachou o Olímpia por 5 a 1 somando os duelos de ida e volta.
O confronto mais complicado do Fluminense aconteceu na semifinal, quando encontrou o Internacional. Em casa, o Tricolor das Laranjeiras empatou em 2 a 2 e ditou tudo para ser resolvido no Beira-Rio. Com a casa cheia, o Colorado se esforçou, mas os cariocas venceram por 2 a 1. Por fim, na grande decisão, o Flu venceu o Boca Juniors por 2 a 1.