Urgente: Flamengo será eliminado do Campeonato Carioca por homofobia da sua torcida?
Em final de semana agitada no futebol brasileiro, contando com diversas decisões pelos estaduais, Flamengo e Fluminense se encararam pelo confronto de volta do Carioca, em resultado que confirmou a vaga da equipe comandada por Tite para a final. No entanto, mesmo com um resultado positivo em mãos, a torcida rubro-negra ficou marcada de maneira negativa.
Parte dos torcedores do Flamengo entoaram cânticos homofóbicos contra o Fluminense, algo extremamente ultrapassado no futebol. No momento das músicas, a comunicação do Maracanã pediu para que parassem, entendendo a preocupação sobre o assunto e sobre a possibilidade de punição. O clube deve seguir normalmente no torneio, no entanto, deve passar por julgamento.
Como exemplo recente, o Atlético-MG, finalista do Campeonato Mineiro, foi julgado pelo Tribunal de Justiça Desportiva de Minas Gerais por gritos homofóbicos durante o clássico contra o Cruzeiro, pela 3ª rodada do torneio. O Tribunal multou o clube alvinegro em R$ 40 mil, por infrações no artigo nº 243-G, valores extremamente importantes ao time.
Flamengo aproveita vitória do jogo de ida para ir à final
Sobre o caso da equipe mineira, o relator Eric Flávio Brandão de Freitas relatou: “Cobramos sim punição para todo tipo de preconceito. Está claro, em vídeo, uma campanha educativa, que passou no telão, que educa e orienta os torcedores para que não pratique determinadas atitudes. Sempre informando aos torcedores as penas que o clube pode ser submetido em caso de denúncia”.
No entanto, dentro de campo, o jogo foi movimentado, o Flamengo aproveitou a vantagem conquistada no jogo de ida, quando venceu por 2 a 0, e segurou o empate por 0 a 0 com o Fluminense. Agora, a equipe se prepara para encarar o Nova Iguaçu na importante decisão. As finais do Campeonato Carioca estão marcadas para dois domingos. O primeiro no dia 31 e o segundo no dia 7 de abril.