Conheça o grupo do Fluminense na Libertadores de 2024
Tricolor ficou no agrupamento A na fase de grupos
Nesta segunda-feira (18), a Conmebol enquadrou todos os times em seus respectivos grupos da Libertadores da América 2024. Cabeça de chave por ter sido campeão da última edição, o Fluminense foi sorteado e passou a figurar no agrupamento A, ao lado de Cerro Porteño, Alianza Lima e Colo-Colo. Apesar de não ser visto como um batalhão forte, o Tricolor das Laranjeiras terá que encarar longas viagens.
De acordo com a Conmebol, o calendário dos jogos terá início no dia 2 de abril e a fase de grupos se encerrará em 30 de maio. Nesse ínterim, o Fluminense decidirá as duas últimas partidas como mandante, o que deixa sua passagem um pouco mais fácil, uma vez que terá o suporte dos torcedores em maior número no Maracanã. Confira o detalhamento dos confrontos do time comandado por Fernando Diniz:
- Rodada 1 (Alianza Lima fora de casa): 2 de abril a 4 de abril
- Rodada 2 (Colo-Colo em casa): 9 de abril a 11 de abril
- Rodada 3 (Cerro Porteño fora de casa): 23 de abril a 25 de abril
- Rodada 4 (Colo-Colo fora de casa): 7 de maior a 9 de maio
- Rodada 5 (Cerro Porteño em casa): 14 de maio a 16 de maio
- Rodada 6 (Alianza Lima em casa): 28 de maio a 30 de maio
Por outro lado, a CONMEBOL também facilitou a vida dos participantes e confirmou as datas para o mata-mata, com a decisão fica do para o dia 30 de novembro. Veja:
- Oitavas: 14/08 e 21/08
- Quartas: 18/09 e 25/09
- Semifinal: 23/10 e 30/10
- Final: 30/11
Adversários dos Fluminense na Libertadores
A princípio, o Cerro Porteño nunca ganhou um título da Libertadores da América, mas chegou a seis semifinais. A surpresa que pode pintar no clube paraguaio nos próximos dias é Mano Menezes. Os adversários do Fluminense estão negociando a contratação do técnico brasileiro para o início da principal competição continental. De figuras conhecidas, o Tricolor das Laranjeiras se depara com os seguintes brasileiros: goleiro Jena, o zagueiro Eduardo Brock, atacante Edu e o volante Pires da Mota.
O outro concorrente do Fluminense é o Alianza Lima, um dos maiores campeões da história do Campeonato Peruano. No entanto, o clube não vem apresentando uma temporada segura, totalizando quatro vitórias e quatro derrotas na Liga Peruana. Por fim, o Colo-Colo é o clube que mais vezes ergueu taças no Uruguai. Apesar de não ter tantas peças decisivas, o rival do tricolor conta com a presença de Arturo Vidal e Léo Gil em seu plantel para a Libertadores.