Fluminense x Vasco será remarcado após pênalti de Manoel não ser marcado?
No último sábado (20), o Fluminense recebeu o Vasco da Gama no Maracanã, em confronto válido pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. Aproveitando a força do torcedor, o Tricolor acabou vencendo por 2 a 1, garantindo mais três pontos na tabela. Contudo, como geralmente acontece em clássicos, algumas polêmicas marcaram o encontro do final de semana.
Entre as maiores reclamações, está um possível pênalti. Aos 14 minutos do 1° tempo, Vegetti recebeu passe cruzamento, finalizou e a bola acertou o braço de Manoel, dentro de sua área. Contudo, na visão de Wilton Pereira Sampaio, o jogo deveria seguir normalmente e não recebeu orientação para checar o lance no VAR, comandado por Rodolpho Toski Marques.
O portal UOL entrevistou ex-árbitros, com o intuito de confirmar ou não a decisão da arbitragem. “O Manoel estava tão no contexto da jogada que se considera que estava disputando a bola e, desta forma, seu braço estava em posição compatível com o movimento. O Vegetti também não está com os braços junto ao corpo. Não foi infração, mas o que se pratica no Brasil é outra história”, disse, Manoel Serapião.
Árbitros saem em defesa de atleta do Fluminense
Para grande parte dos profissionais, o lance não se caracterizaria em pênalti, algo positivo para a arbitragem da partida, que se desdobrou da melhor maneira naquele momento. Emidio Marques ainda ressaltou a maneira como a bola bate no braço de Manoel, garantindo que o profissional do Fluminense segue em posição natural.
“A bola chutada pelo Vegetti vai ao encontro do braço do Manoel de forma acidental e nunca intencional. Além disto, o Manoel está em posição natural e com o braço abaixado, não levantado. Não foi criada uma área que pudesse ser usada como benefício. A atitude do Wilton foi correta e, pelo protocolo do VAR, não cabe interferência, já que deve predominar a interpretação do que aconteceu no campo.”