Após ser solto Daniel Alves pode voltar à cadeia de imediato
Ainda em março, os torcedores de todo o futebol mundial, que acompanhavam a prisão de Daniel Alves, foram pegos de surpresa, já que o atleta conseguiu deixar o Centro Penitenciário Brians 2. Para isso, o ex-jogador pagou uma fiança de 1 milhão de euros (R$ 5,4 milhões), e aguarda em liberdade provisória enquanto recursos da sentença são analisados.
No entanto, mesmo com a decepção sobre a decisão inicial, Daniel Alves pode voltar para a cadeia a qualquer momento, levando em consideração uma possível recusa sobre os recursos. Daniel Alves foi solto cinco dias após a definição da Justiça da Espanha, que aceitou o pedido de liberdade provisória feito pela defesa do jogador, que já acumulava tentativas anteriores.
Vale lembrar que o ex-jogador foi condenado a quatro anos e meio de prisão, por estupro. A situação ganhou repercussão mundial, especialmente por se tratar de um assunto importante, que ainda caminha como um tabu no meio esportivo, já que muitos casos passam sem qualquer punição. Inicialmente, Daniel Alves passou 14 meses em prisão preventiva.
Daniel Alves teve seus passaportes confiscados
Em seguida, foi liberado, saindo acompanhado por sua advogada, Inés Guardiola. Bruno Brasil, companheiro do atleta que estava junto na noite do estupro, também esteve presente. Para que o profissional não realize uma tentativa de fuga, a justiça determinou que todos os passaportes do jogador sejam entregues, algo que já era sugerido pela própria defesa de Daniel Alves.
Além disso, ele terá que realizar o afastamento de no mínimo 1km da vítima e permanecer incomunicável com a mulher. Assim, não pode deixar a Espanha e terá de se apresentar ao tribunal semanalmente. Daniel Alves teve o pedido de liberdade provisória aceito por maioria de votos, na 21ª Seção do Tribunal de Justiça de Barcelona, após cinco respostas negativas.