Fluminense é surpreendido com clássico nas oitavas de final da Libertadores
Sorteio deve ocorrer somente em junho
N anoite desta quinta-feira (16), o Fluminense cravou sua passagem às oitavas de final da Libertadores da América de forma antecipada ao derrotar o Cerro Porteño por 2 a 1, no Maracanã. Apesar de não saber quem será seu adversário no mata-mata, o Tricolor das Laranjeiras pode se deparar com Botafogo e Flamengo no meio do caminho.
Líder isolado do Grupo A, o Fluminense somente irá descobrir seu adversário nas oitavas de final no próximo mês. Contudo, o elenco comandado por Fernando Diniz obrigatoriamente cairá com um time presente na segunda posição dos demais agrupamentos. Sendo assim, Botafogo e Flamengo aparecem como fortes candidatos, mas ainda é impossível cravar o clássico.
Assim como o Fluminense, o Glorioso também se classificou para o mata-mata com uma rodada de antecedência. No entanto, o Botafogo aparece na segunda posição do Grupo D, com os mesmos nove pontos do líder, o Junior Barranquilla. Caso os brasileiros derrotem os colombianos, o alvinegro assume a ponta do agrupamento e descarta a possibilidade de duelar contra o Tricolor das Laranjeiras.
Por outro lado, o Flamengo aparece na vice-colocação do Grupo E com sete pontos, três a menos que o Bolívar. Se os bolivianos empatarem ou vencerem o Palestino, o rubro-negro, mesmo derrotando o Millonarios, não conseguirá assumir a ponta da tabela. Dessa forma, o sorteio da Conmebol pode garantir um FlaFlu nas oitavas de final.
Times classificados às oitavas de final da Libertadores
- Fluminense – 1º lugar do Grupo A com 11 pontos
- Talleres – 1º lugar do Grupo B com 13 pontos
- São Paulo – 2º lugar do Grupo B com 10 pontos
- The Strongest – 1º lugar do Grupo C com 10 pontos
- Junior Barranquilla – 1º lugar do Grupo D com 9 pontos
- Botafogo – 2º lugar do Grupo D com 9 pontos
- Bolívar – 1º lugar do Grupo E com 10 pontos
- Palmeiras – 1º lugar do Grupo F com 13 pontos
- Atlético-MG – 1º lugar do Grupo G com 13 pontos
- River Plate – 1º lugar do Grupo H com 13 pontos
- Nacional – 2º lugar do Grupo H com 10 pontos
É válido destacar que o Grupo C permanece sob análise da Conmebol, uma vez que o Grêmio faz parte da segregação e está com os jogos interrompidos devido à tragédia ambiental do Rio Grande do Sul. Sendo assim, The Strongest, Huachipato e Estudiantes também estão com jogos a menos.