Thiago Silva recorreu ao SUS para tratar grave doença bacteriana
Quando os torcedores projetam problemas médicos que os jogadores de futebol podem ter enfrentado durante a carreira, é natural que as lesões ortopédicas, como torções, rompimento de ligamentos, fraturas, entre outras, sobressaiam ao pensamento. No entanto, eles também estão sujeitos à doenças comuns. Foi o caso de Thiago Silva, ídolo incontestável do Fluminense.
O jogador que é reconhecido por sua carreira de sucesso no exterior, enfrentou uma tuberculose aos 21 anos, quando ainda tentava buscar seu espaço no futebol Europeu. Vale ressaltar que o diagnóstico da doença veio na época em que defendia a equipe do Dínamo de Moscou (Rússia), em 2005. No entanto, é possível que ele tenha se deparado com a condição em 2004, quando ainda defendia o time B do Porto.
De maneira impressionante, Thiago Silva ficou quatro meses distante dos gramados, e quase precisou encerrar a carreira, já que a doença pulmonar afeta especialmente a capacidade respiratória, algo que é indispensável para um jogador, especialmente na defesa. Ele voltou ao Brasil para realizar o tratamento, através do SUS (Sistema Único de Saúde).
Thiago Silva superou filme de terror em sua história
Vale ressaltar que a tuberculose que atingiu o ídolo do Fluminense, é provocada por um tipo de bactéria chamada Mycobacterium tuberculosis. Ela pode ser transmitida por gotas, no momento em que a pessoa fala, tosse ou espirra. Mesmo em um momento aterrorizante, ainda no início da carreira, Thiago Silva demonstrou persistência e não demorou para garantir a sonhada carreira.
Agora, conta os dias para entrar novamente em campo pelo Fluminense, algo que de acordo com o próprio atleta, já era esperado. O jogador se despediu do Chelsea, e mesmo entre as especulações de aposentadoria, segue convincente de que chega ao Rio de Janeiro em busca de títulos. No clube, reencontrará grandes colegas de profissão.