Ídolo do Fluminense ganhou cargo no Governo Lula
O ex-atacante Washington Stecanela Cerqueira, mais conhecido como “Coração Valente”, acabou chamando a atenção de seus fãs e torcedores do esporte nacional, ao ser nomeado presidente da Autoridade Pública de Governança do Futebol, órgão ligado ao Ministério do Esporte. O profissional conquistou história marcante pelo Fluminense, e terá missão importante.
Com importante cargo na instituição, Washington pode caminhar com a responsabilidade de fiscalização do cumprimento de objetivos pensados no Programa de Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro (Profut). Além disso, será necessário promover possíveis revisões. É importante ressaltar que a escolha não parece ser uma grande surpresa.
Enquanto Jair Bolsonaro (PL) ainda caminhava como presidente, o antigo atacante atuou como secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis). A oportunidade de dar continuidade ao trabalho no ramo, agora no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), surgiu do ministro do Esporte, André Fufuca. A nomeação foi realizada no dia 1º de março.
Ídolo do Fluminense pode ter salário importante
É importante dizer que, ao assumir a vaga como presidente da Autoridade Pública de Governança do Futebol, o profissional deve embolsar um salário bruto de R$ 14.849,50, valores que impressionam. Washington caminhou como destaque enquanto esteve nos gramados, especialmente com a camisa o Fluminense e do São Paulo entre 2008 e 2011.
As atuações no futebol nacional se desdobraram após passar uma temporada no Japão (Tokyo Verdy e Urawa Red Diamonds). Assim, ele acabou recebendo o apelido de “Coração Valente”, dando continuidade à carreira como jogador, mesmo passando por importantes cirurgias de cateterismo e angioplastia. Em 2004, ao lado do Athletico-PR, foi artilheiro do Campeonato Brasileiro, com 34 gols em 38 partidas.