Waldo: Um artilheiro nato que fez história pelo Fluminense
Waldo Machado da Silva, mais conhecido como Waldo, foi um jogador de futebol que atuava como atacante. Waldo é o maior artilheiro da história do Fluminense Football Club, com 319 gols marcados em 403 jogos. E é o segundo maior artilheiro da história do Valência, com 160 gols em 296 jogos.
Nascido em 9 de setembro de 1934, em São Gonçalo, Rio de Janeiro, Waldo foi formado nas categorias de base do Fluminense e jogou no clube de 1954 a 1961. Além do tricolor carioca, Waldo jogou na Espanha pelo Valência e Hércules. Waldo foi um artilheiro nato sem marcar nenhum gol de pênalti.
No tricolor, Waldo foi campão do campeonato carioca de 1959, do Torneio Rio-São Paulo em 1957 e 1960 e da Taça Brasil em 1960. Em 1959, Waldo marcou o recorde de gols de um jogador pelo Fluminense em uma única temporada, quando registou 62 gols, recorde esse que permanece até os dias atuais, embora algumas fontes apontem 69 gols.
É o jogador com mais hattrick marcados por um jogador do Fluminense, com 23 contabilizados. Em duas oportunidades marcou cinco gols em uma única partida.
Waldo morreu em 25 de fevereiro de 2019 em Valência, na Espanha, após sofrendo de Alzheimer. Na semana da morte, o Fluminense decretou luto oficial de três dias.
Antes de se mudar para a Espanha, Waldo marcou dois gols pela seleção brasileira.
Derrota e eliminação na Copa do Brasil; entenda
O Fluminense foi eliminado da Copa do Brasil na semifinal após ser derrotado para o Corinthians por 3 a 0 na última quinta-feira, 15 de setembro, na NeoQuimica Arena. Os gols do time paulista foram marcados por Renato Augusto, Giuliano e Felipe Melo (contra).
A partida de ida no Maracanã terminou em 2 a 2.