Mano Menezes já sabe qual o pior defeito do Fluminense em 2024
Em pouco mais de um mês à frente do Fluminense, Mano Menezes conseguiu identificar os frequentes erros apresentados dentro das quatro linhas. Para esta janela de transferência internacional, o departamento de futebol tricolor foi em busca de reforços principalmente para o sistema defensivo. De modo geral, os cariocas sofreram gols em 60% dos duelos executados em 2024.
Ao contrário do que foi apresentado na temporada passada, o Fluminense ainda não conseguiu se encontrar em 2024. Com a saída de Nino para o Zenit, da Rússia, o Tricolor das Laranjeiras perdeu a sua explosão dentro da pequena área, o que consequentemente ocasionou em vários erros defensivos. Como meio de comparação, em 45 partidas disputadas, somente em 15 o elenco de Xerém não tomou gol.
Sob o comando de Mano Menezes os números deram uma melhorada significante, mas muito da façanha é colocada na conta de Thiago Silva. Desde que chegou nas Laranjeiras, o treinador disputou nove partidas, mas em quatro não viu sua defesa ser vazada. Confira o retrospecto do Tricolor das Laranjeiras ao longo de 2024:
- 45 jogos
- 18 vitórias
- 12 empates
- 15 derrotas
- 52 gols marcados
- 48 gols sofridos
Para corrigir a lacuna deixada na defesa, além de Thiago Silva, o Time de Guerreiros foi atrás do zagueiro Ignácio nesta janela de transferência. O objetivo principal do clube carioca é fazer com que os setores extremos das quatro linhas atuem em sincronia, colocando o Fluminense de volta aos holofotes do futebol sul-americano.
Fluminense com problemas nos bastidores?
Após eliminação nas oitavas de final da Copa do Brasil para o Juventude, Mano concedeu entrevista coletiva e causou um certo desconforto nos bastidores de Xerém. Sem colocar os nomes dos jogadores envolvidos na roda, o treinador alegou que o vestiário do Tricolor das Laranjeiras está passando por problemas.
“Existe uma questão no vestiário que a gente sente algumas coisas. Na hora do fechamento, na hora da oração, estava um pouco diferente dos outros jogos. Fizemos o mesmo processo, até mais algumas coisas, mas não conseguimos estar como deveríamos estar. Não conseguimos estar conectados da maneira como tem que estar uma equipe quando vai jogar um jogo decisivo de mata-mata”, disse Mano.