A história de uma das maiores parcerias do Fluminense
Em dezembro de 2014 era anunciado o fim de uma das parcerias mais bem sucedidas do futebol brasileiro. A relação entre o Fluminense e a Unimed Rio foi extremamente vitoriosa e de grande importância para a história do Tricolor.
Mesmo sem deixar um legado patrimonial grande, a parceria conseguiu mudar aspectos muito importantes na equipe das Laranjeiras em todos os 15 anos que esteve presente na camisa do Time de Guerreiros.
Para se ter noção do tamanho do sucesso da parceria entre a Unimed Rio e o Fluminense, nos 15 anos que a empresa esteve presente no clube, o Tricolor ganhou mais títulos nacionais do que nos outros 97 anos de sua história, além de três campeonatos cariocas depois de ter passado por um jejum de sete anos sem conquistas, entre 1995 e 2002.
Veja as principais mudanças no Fluminense no período da Unimed
Da Série C para se tornar um dos clubes mais respeitados do país
A parceria entre o Fluminense e a Unimed começou em 1999, ano em que o Tricolor iria disputar o Campeonato Brasileiro da Série C. A empresa chegou ao clube para ajudar no retorno à elite do futebol brasileiro. Assim foi feito.
Porém, levar o Fluminense de volta à primeira divisão foi, talvez, o menor dos feitos. Isso porque em 2007, já com grande investimento da empresa de saúde, o Tricolor conquistou pela primeira vez a Copa do Brasil em 2007, dando fim ao jejum de 23 anos sem títulos nacionais.
Três anos depois, em 2010, voltou a conquistar o Campeonato Brasileiro, levantando pela terceira vez a taça da competição que não ganhava desde 1984, e, dois anos depois, em 2012, mais uma vez foi o vencedor do Brasileirão.
Ao todo, nos 15 anos de parceria, foram seis títulos, sendo uma das eras mais vitoriosas do Fluminense. Além de ter conquistado pela primeira vez a Copa do Brasil, foram dois Campeonatos Brasileiros e três Campeonatos Cariocas (2002, 2005 e 2012).
Contratação de ídolo
Entre tantos ídolos criados na era da Unimed, Fred é sem dúvidas o maior deles. O ex-camisa 9 esteve presente nos dois títulos do Tricolor do Campeonato Brasileiro nos anos de 2010 e 2012, sendo o principal líder do elenco.
Fred foi contratado em 2009, junto ao Lyon, da França, e foi um dos símbolos da era da Unimed no Fluminense pelo sucesso dentro das quatro linhas e pelo alto salário que recebia, onde a maior parte era de responsabilidade da patrocinadora.
Além de Fred, o argentino Conca também se tornou um dos ídolos do Fluminense graças à parceria com a Unimed, assim como Thiago Neves, o zagueiro Thiago Silva e o brasileiro naturalizado português, Deco, que era do Barcelona.
Imagem internacional
O Fluminense ficou 23 anos sem disputar a Copa Libertadores da América, e voltou a participar do torneio continental em 2008, e, logo de cara, ficou perto do título tão desejado pelo clube e torcedor. O Tricolor ficou com o vice ao ser derrotado pela LDU, nos pênaltis, em pleno Maracanã. Mas na campanha para chegar até a final, o Time de Guerreiros eliminou grandes equipes, como São Paulo e Boca Juniors.