É oficial: Cano confirmou retorno ao Vasco
Ainda na temporada de 2022, o Fluminense anunciou a contratação de Germán Cano, atleta que muito em breve, se tornaria um dos grandes ídolos da história do clube. Na época, a polêmica se voltou para o passado do profissional, que vestia a camisa do Vasco da Gama, rival direto da equipe Tricolor. Quando se despediu do Gigante da Colina, o atleta prometeu o retorno.
Em despedida no Vasco, Cano não escondeu a emoção e disse um “até logo“. “Não é uma situação fácil para mim, pois, desde o primeiro momento em que coloquei os pés no Rio de Janeiro, vocês me acolheram e fizeram com que eu me sentisse como se estivesse voltando para casa. Serei eternamente grato! Espero revê-los em breve”, ressaltou em carta.
O jogador chegou em São Januário ainda na temporada de 2020, entrou em campo em 101 jogos e deu quatro assistências. No total, balançou as redes 43 gols, se tornando o maior goleador estrangeiro do clube no século 21, algo que marcava a história do Vasco. Naquele momento, passou a conquistar destaque evidente e era sondado por inúmeros clubes.
Cano projeta destaque no futebol nacional
Ele virou referência, tanto dentro dos gramados, quando fora deles, promovendo campanhas sociais e contra o preconceito. Em determinado momento, contra o Brusque, Cano chegou a comemorar um de seus tentos com a bandeira do movimento LGBTQIA+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Queer, Intersexo, Assexual e +.), algo ainda incomum no futebol, e de grande importância.
Neste momento, no entanto, caminha como peça indiscutível do Fluminense, mesmo distante de seu melhor momento. O atleta retorna de lesão, e não pretende perder mais tempo no departamento médico. A equipe carioca tem missão importante pelo Campeonato Brasileiro, lutando contra o rebaixamento, mas ainda sonha com a taça da Copa Libertadores da América.