Fluminense faz Vasco e Botafogo passarem vergonha nacional
A temporada do Fluminense não vem sendo uma das melhores, mas apesar de enfrentar dificuldades em se reencontrar na principal competição o nacional, o elenco carioca coloca rivais no bolso. Analisando o Campeonato Brasileiro de pontos corridos, o Tricolor das Laranjeiras jamais ficou de fora da competição, fator que não foi atingido por Vasco da Gama e Botafogo.
Em 22 edições do Brasileirão de pontos corridos, Fluminense, Flamengo e São Paulo são os únicos que estiveram disputando o título em todas elas. Por outro lado, o Botafogo realizou 11 temporadas, enquanto o Vasco da Gama, rebaixado quatro vezes, esteve na Série A seis vezes no modelo atual. Confira o ranking de clubes que mais participaram da Brasileirão após a CBF reformulá-lo:
- 1º Lugar: Flamengo, São Paulo e Fluminense – 22 edições
- 2º Lugar: Santos – 21 edições
- 3º Lugar: Atlético Mineiro- 18 edições
- 4º Lugar: Cruzeiro – 17 edições
- 5º Lugar: Corinthians e Grêmio – 16 edições
- 6º Lugar: Internacional – 14 edições
- 7º Lugar: Athletico Paranaense – 12 edições
- 8º Lugar: Palmeiras e Botafogo – 11 edições
- 9º Lugar: Goiás – 8 edições
- 10° Lugar: Coritiba – 7 edições
- 11º Lugar: Fortaleza, Vasco da Gama, Figueirense, Chapecoense – 6 edições
- 12º Lugar: Bragantino, Ceará, Bahia, Sport, Paraná e Juventude – 5 edições
- 13º Lugar: Cuiabá – 4 edições
O fator de destaque fica sob responsabilidade do Santos, que também era um dos clubes intocáveis na era dos pontos corridos. No entanto, a sua queda para a segunda divisão, na temporada passada, fez com que o Alvinegro Praiano desse adeus a sua hegemonia na principal competição nacional ao lado dos outras três equipes em evidência.
Fluminense de olho no adversário
Ocupando a 16ª posição do Campeonato Brasileiro com 27 pontos, o Fluminense segue empenhado na tentativa de fugir da zona de rebaixamento. Pensando em dar sequência aos triunfos na competição, Mano Menezes terá um duelo direto contra a queda para a Série B. Em resumo, no próximo domingo (15), o tricolor encara o Juventude (13º colocado com 29 pontos), no Alfredo Jaconi, às 16h (Horário de Brasília).
Em caso do triunfo sob o Jaconero, os cariocas vão poder respirar um pouco mais aliviados, já que podem finalizar a 26ª rodada do Campeonato Brasileiro na 12ª colocação. Para a façanha ocorrer, é necessário ainda contar com os tropeços de Grêmio, Criciúma e Athletico Paranaense.