Conmebol dá ajudinha ao Fluminense para eliminar o Galo da Libertadores
Pensando na celeridade das disputas das quartas de final da Libertadores da América, a Conmebol definiu o quadro de arbitragem de todos os duelos. De modo geral, Facundo Tello irá assumir o papel de orquestrar o primeiro jogo entre Fluminense e Atlético Mineiro. O fator curioso é que o Tricolor das Laranjeiras jamais foi derrotado com o argentino apitando as partidas.
Sob as orientações de Facundo Tello, o Fluminense somente realizou três confrontos entre Libertadores e Recopa Sul-Americana. Atuando na principal competição continental, os cariocas despacharam o Cerro Porteño por 2 a 0, em 2021, e no ano seguinte o Olímpia, por 3 a 1. Por outro lado, na duelo da volta da Recopa deste ano, contra a LDU, o Flu venceu o adversário por 2 a 0.
Apesar de possuir um histórico favorável com o argentino em campo, não há como prever o andamento da competição diante do Atlético-MG. Com um plantel extremamente qualificado, o Galo ergueu, na atual temporada, o título do Campeonato Mineiro. Por outro lado, carimbou passagem às semifinais da Copa do Brasil, além de aparecer na 10ª posição do Brasileirão.
Já o Fluminense contabiliza eliminação nas semifinal do estadual e nas oitavas da Copa do Brasil para o Juventude. Potencializando o baixo rendimento do plantel, Thiago Silva e companhia figuram a 16ª posição do Campeonato Brasileiro com 27 pontos, dois a mais que o Corinthians, primeiro colocado da zona de rebaixamento.
Retrospecto das equipes na Libertadores
- Fluminense:
- 1º lugar do Grupo A
- 4 vitórias
- 2 empates
- Despachou o Grêmio nas oitavas de final (2×1 nos dois jogos + 4×2 nos pênaltis)
- Atlético Mineiro:
- 1º lugar do Grupo G
- 5 vitórias
- 1 derrota
- Despachou o San Lorenzo nas oitavas de final (1×1 e 1×0)