Para a tristeza do Fluminense, FIFA estuda cancelar o Super Mundial
Presente na lista dos 32 times que participarão do Super Mundial de Clubes 2025, o Fluminense pode sequer ter a oportunidade de embarcar rumo aos Estados Unidos. Segundo o jornal italiano, “Gazzetta dello Sport”, a Fifa tem enfrentado uma série de problemas que colocam em risco a realização do novo formato do torneio.
Em um contexto geral, a entidade máxima do futebol não conquistou o financiamento desejado para a realização do Mundial de Clubes, principalmente em termos de cotas televisivas. Por outro lado, algumas equipes europeias também não estão satisfeitas em como a Fifa tem lidado com o planejamento da competição, marcada para ocorrer entre junho e julho de 2025.
O ponto principal levantado pelos atletas, sobre o novo modelo do torneio, está no fato de terem que lidar com uma sequência maior de jogos. Nesse ínterim, a Fifa chegou a prometer 50 milhões de euros (cerca de R$ 300 milhões na cotação atual) para aqueles já classificados para o Super Mundial. No entanto, a falta de interesse de patrocinadores tem gerado uma dor de cabeça e tanta aos organizadores.
Com o início recente da temporada europeia, a entidade máxima do futebol tentará encontrar uma outra solução para que a competição não seja cancelada. Assim, Fluminense, Palmeiras e Flamengo não deixariam de lutar pelo triunfo intercontinental ao lado de gigantes equipes.
Classificados ao Super Mundial de Clubes:
- América do Sul: Palmeiras, Flamengo, Fluminense, River Plate e Boca Juniors (Resta uma vaga);
- Europa: Chelsea, Real Madrid, Manchester City, Bayern de Munique, PSG, Inter de Milão, Porto, Benfica, Borussia Dortmund, Atlético de Madrid, Juventus e RB Salzburg;
- África: Al-Ahly, Wydad Casablanca, Mamelodi Sundowns e Espérance;
- América do Norte: Monterrey, León, Seattle Sounders e Pachuca;
- Ásia: Al-Hilal, Urawa Red Diamonds, Al Ain e Ulsan Hyundai;
- Oceania: Auckland City.