Imagem criada por IA revela erro da arbitragem em Fluminense x Atlético-GO
A polêmica partida entre Atlético-GO e Fluminense permanece gerando discussões na mídia e entre os torcedores tricolores. Após o VAR confirmar gol que garantiu o triunfo do rubro-negro por 1 a 0, um especialista em Inteligência Artificial (IA) comprovou que a bola havia saído, descartando assim a validade do lance.
O especialista em tecnologia Estevão Paes Leme se apossou das imagens da 28ª rodada do Campeonato Brasileiro para analisar minuciosamente o lance polêmico do gol de Janderson. Embora o VAR tenha checado todos os ângulos e confirmado a validez da jogada, a IA detalhou o quanto a bola ultrapassou a marcação limite da linha do tiro de meta. Confira:
Entenda o caso:
A partida se encaminhava para um 0 a 0 apático e sem muitas criações, mas aos 39 minutos da segunda etapa, Janderson, atacante do Atlético-GO, acertou um lindo chute no ângulo de Fábio. Próximo da jogada, o auxiliar anulou o gol por enxergar a saída da bola. Todavia, depois de verificar todos os ângulos, a cabine do VAR deu aval para que o árbitro Ramon Abatti Abel confirmasse o gol.
Como resultado do novo tropeço, o Fluminense permaneceu ocupando a 18ª colocação do Campeonato Brasileiro com 27 pontos, seis a mais que o lanterna Atlético Goianiense. Segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o tricolor vai precisar vencer 50% das rodadas restantes se quiser sonhar em permanecer na Série A em 2025.
Fluminense na bronca com a arbitragem
Ainda digerindo a eliminação nas quartas de final da Libertadores da América para o Atlético Mineiro, o Fluminense ficou na bronca por se sentir prejudicado no Brasileirão. Presente no banco de reservas, Germán Cano, com o auxílio de um celular, mostrou ao árbitro as imagens passadas na transmissão da Rede Globo. Como resposta à atitude do centroavante, Ramon Abatti Abel expulsou o argentino.
“A gente tem uma imagem clara que a bola saiu. Isso a gente foi mostrar. Por isso Cano foi expulso, porque levou o aparelho mostrando a imagem e o quarto árbitro disse que é contra o regulamento. Mas dar gol com bola fora também é contra o regulamento”, disparou Mano Menezes em coletiva de imprensa.