Está decidido! Jogo entre São Paulo x Fluminense será anulado?
Fim da novela! Nesta sexta-feira (11), o Superior Tribunal de Justiça Desportiva negou a solicitação do São Paulo para anular o duelo contra o Fluminense, realizado pela 25ª rodada da Série A. Na ocasião, o Tricolor das Laranjeiras venceu o combate por 2 a 0, com um erro da arbitragem ganhando destaque na imprensa nacional.
Com a análise de todas as documentações apresentadas pelo departamento jurídico de ambos os clubes, o Pleno do STJD não reconheceu erro de direito praticado pelo árbitro Paulo Cesar Zanovelli. Em termos gerais, de forma unanime (nove votos a zero), ficou decidido que os três pontos permanecerão sob posse do Fluminense, não cabendo recurso.
“O erro de direito é condição necessária, mas não suficiente para anulação da partida. O erro ao meu ver não alcança substancialidade. Nesse sentido, voto para negar provimento e declarar o resultado unânime”, pontuou Luis Otávio Veríssimo, presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva.
Embora reconhecessem o erro evidente do árbitro responsável por apitar Fluminense e São Paulo, os auditores não entenderam que o resultado da partida foi cadenciado pela falha apresentada. Sobretudo, mesmo com o gol sendo anulado, o marcador ainda assim continuaria em vantagem para o elenco carioca.
Relembre a polêmica de Fluminense 2×0 São Paulo
No dia 1º de setembro, o Fluminense recebeu o São Paulo no Maracanã para a realização da 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com chances criadas dos dois lados, quem soube apresentar melhor a dinâmica do jogo foi o elenco comandado por Mano Menezes. Logo aos 31 minutos da primeira etapa, Kauã Elias abriu o marcador.
No entanto, os jogadores e comissão técnica do São Paulo ficaram na bronca com a arbitragem. No início da jogada, Calleri fez falta em Thiago Santos, mas o juiz Zanovelli deu sequência à jogada, já que a posse de bola estava sob controle do Fluminense. Desatento em campo, Thiago Silva acabou parando a bola com a mão para cobrar a falta, fator ignorado pelo dono do apito.
Recomendando a checagem junto ao árbitro de vídeo, Paulo Cesar Zanovelli verificou as imagens, mas decidiu por ignorar a falta evidente do capitão do Fluminense. Como resultado da falha, o STJD afastou o árbitro de apitar partidas nacionais por um período de 15 dias.