Fluminense recebe grave denúncia direto do Rio Grande do Sul
Em meio a longo período de declínio na atual temporada, a diretoria do Fluminense ganhou um novo motivo para se preocupar nesta reta final de temporada. Durante o confronto com o Grêmio, válido pela trigésima segunda rodada da Série A, torcedores do Flu foram flagrados reproduzindo gestos como se estivessem nadando, fazendo alusão as enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul.
Indignado com o descaso e a falta de empatia com vítimas que perderam familiares, amigos e bens materiais, o deputado estadual Zucco (PL-RS) protocolou junto ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), uma denúncia de infração disciplinar contra o Fluminense. Dando mais embasamento ao caso, a documentação foi assinada pelo deputado federal Sanderson (PL-RS).
“É inadmissível que isso aconteça após o povo gaúcho sofrer com uma terrível catástrofe climática, que provocou dezenas de mortes e muita destruição. Essa atitude discriminatória e preconceituosa é um crime e precisa parar. Já não é a primeira vez que acontece”, disparou Zucco.
A iniciativa não tem a finalidade de prejudicar o Fluminense com a perda de pontos no Campeonato Brasileiro, mas enquadrar a ação dos torcedores como discriminação. No dia 31 de julho, durante partida do Grêmio com o Sport, pela Copa do Brasil, adeptos do rubro-negro também simularam afogamento nas arquibancadas, fator que levou o STJD a multar o Leão em R$ 50 mil.
Nesse ínterim, os políticos do Rio Grande do Sul esperam que o Superior Tribunal de Justiça Desportiva não deixe a atitude dos tricolores cariocas passar impune. Sendo assim, o Fluminense deve ser punido por ignorar o código 243-G no Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), Código Penal e Lei 7.716/2019, a qual penaliza quem “praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”.
Próximos compromissos do Fluminense
Lutando contra o rebaixamento, o Tricolor das Laranjeiras deposita seu foco nos últimos cinco jogos restantes da temporada. Perdendo forças gradativamente em seu elenco, Mano Menezes terá confrontos diretos contra a segunda divisão. Confira abaixo:
- 22/11 (sexta-feira), às 21h30 – Flu x Fortaleza – Maracanã, Rio de Janeiro/RJ
- 26/11 (terça-feira), às 19h – Flu x Criciúma – Maracanã, Rio de Janeiro/RJ
- 01/12 (domingo), às 18h30 – Athletico x Flu – Ligga Arena, Curitiba/PR
- 04/12 (a confirmar) – Flu x Cuiabá – Maracanã, Rio de Janeiro/RJ
- 08/12 (a confirmar) – Palmeiras x Flu – Allianz Parque, São Paulo/SP